Produção de sentido na cultura midiatizada

Laan Mendes de Barros
José Carlos Marques
Ana Silvia Médola

(Organizadores)

O acesso e a leitura deste livro estão condicionados ao aceite dos termos de uso do Selo do PPGCOM/UFMG.

Descrição

Esta obra revela olhares transversais sobre a produção de sentido na cultura midiatizada. Traz a público diálogos entre pesquisadores e pesquisadoras de diversas universidades que têm desenvolvido reflexões teórico-epistemológicas e pesquisas empíricas fundamentadas nos princípios da semiótica, em suas várias correntes, nas relações entre comunicação e experiência estética e nos estudos sobre narratividade, discursividade e efeitos de sentido.

Laan Mendes de Barros é jornalista e editor. Doutor em Ciências da Comunicação pela ECA-USP, com pós-doutorado em Comunicação e Cultura pela Université Stendhal – Grenoble 3. Docente e pesquisador da Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação da Universidade Estadual Paulista – FAAC-UNESP. Professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da mesma instituição e líder do grupo de pesquisa MidiAis-thesis – Cultura Midatizada e Experiência Estética. Coordenador do GT Comunicação e Experiência Estética da Compós (2018-2020). Desenvolve pesquisas sobre: epistemologia e teoria da comunicação, comunicação e experiência estética e música e mídia.

José Carlos Marques é professor associado da Universidade Estadual Paulista, onde atua como docente do Programa de Pós-graduação em Comunicação e do Departamento de Ciências Humanas da Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação (Unesp-FAAC). É Livre-Docente em Comunicação e Esporte pela Unesp, Doutor em Ciências da Comunicação pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo e Mestre em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. É líder do GECEF (Grupo de Estudos em Comunicação sobre Esporte e Futebol) e integrante do LUDENS (Núcleo Interdisciplinar de Estudos sobre Futebol e Modalidades Lúdicas).

Ana Silvia Lopes Davi Médola é professora associada na Universidade Estadual Paulista (Unesp), credenciada no Programa de Pós-graduação em Comunicação. Livre-docente em Comunicação Televisual e doutora em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC-SP. Líder do Grupo de Estudos Audiovisuais – GEA na Unesp e membro do Centro de Pesquisas Sociossemióticas – CPS, PUC-SP.

Apresentação
A produção de sentido em três angulações: Organizadores

I. Leituras Semióticas sobre a Comunicação na Contemporaneidade
Capítulo 1: O imaginário indicial latino-americano, o âmbito de dois parresiastas antitéticos
Fernando Andacht

Capítulo 2: Da captura pulsional ao acontecimento de corpo
José Luiz Aidar Prado

Capítulo 3: Netflix: del procesamiento de la información a la reinterpretación de la cultura
Eliseo R. Colón Zayas

Capítulo 4: Estruturas narrativas seriadas na TV sob demanda: o caráter inaugural de House of Cards
Ana Silvia Lopes Davi Médola
Octávio Nascimento

Capítulo 5: Videoclipes interativos: estratégias de remediação no audiovisual interativo
Carlos Henrique Sabino Caldas

Capítulo 6: Audiovisual interativo: linguagem, tecnologia e aspectos da mediação entre sujeitos e dispositivos
Bruno Jareta de Oliveira

Capítulo 7: Visibilidade mediática e cocriação da experiência gastrônomica
Ana Claudia de Oliveira
Rodrigo Neiva

II. A Produção de Sentidos nas Relações entre Estética e Política

Capítulo 8: Estéticas contra-colonizadoras no documentário: um ponto de partida
César Guimarães

Capítulo 9: Discurso audiovisual e mutações: hipóteses em torno da abordagem arqueológica foucaultiana
Arlindo Rebechi Junior

Capítulo 10: Reconhecimento, estesia e alteridade para romper os discursos de ódio
Laan Mendes de Barros

Capítulo 11: A Fotografia e seus duplos: preto e branco
Mauricio Lissovsky

Capítulo 12: Figurações e legibilidades de migrantes haitianos em imagens fotográficas: dimensões estéticas e políticas da consideração da alteridade
Ângela Marques
Dina Therrier

Capítulo 13
A pós-fotorreportagem e os paradigmas estéticos do ecossistema midiático contemporâneo
Denis Porto Renó

Capítulo 14: Mobgrafia: imagem e sentido na hiperconectividade
Rodrigo Galvão de Castro

III. Narratividade, Discursividade e Efeitos de Sentido

Capítulo 15: O narrador nos realismos audiovisuais: formas narrativas informativas e ficcionais
Rosana de Lima Soares
Amanda Souza de Miranda

Capítulo 16: Na fagulha da protorrevolução: o repórter Antonio Callado na cobertura das lutas camponesas em Pernambuco
Marcelo Bulhões
Lilian Juliana Martins

Capítulo 17: Ethos de mulher contemporânea: um estudo da imagem da youtuber Jout Jout
Érika de Moraes
Hanna Beatriz Queiroz Carli

Capítulo 18: Futebol e discurso da desigualdade social em canções da Música Popular Brasileira
Elcio Loureiro Cornelsen

Capítulo 19
Representações do masculino em veículos feministas: embates discursivos sobre o reconhecimento e os agenciamentos de gênero na cobertura esportiva
Eliza Bachega Casadei
Camilla Rodriges Netto da Costa Rocha

Capítulo 20: Jogos Paralímpicos 2016: produção de sentidos através de imagens
Tatiane Hilgemberg

Capítulo 21: Corpo, abstração e violência: leituras de um registro fotográfico por ocasião do Campeonato Brasileiro de Futebol de 2013
José Carlos Marques
Luís Enrique Cazani Júnior
Natália Conte Delboni
Neide Maria Carlos

Título: Produção de sentido na cultura midiatizada

Organizadores: Laan Mendes de Barros, José Carlos Marques, Ana Silvia Médola

Editora: Fafich/Selo PPGCOM/UFMG

Páginas: 412p.

Formato: PDF

Requisitos de sistema: Adobe Acrobat Reader

Modo de acesso: World Wide Web

ISBN: 978-65-86963-21-2