Tese

As marcas da rua

experiências decoloniais de consumo no Hip-hop

Marcio Barbosa

“As marcas da rua: experiências decoloniais do consumo de hip hop”, de Marcio Barbosa, traz a discussão sobre a força que determinadas marcas de vestuário, vinculadas à cultura hip hop, possuem de tensionar aspectos culturais hegemônicos, seja em função de suas estampas e mensagens, dos corpos que vestiam e, até mesmo, do circuito de comunicação em que estavam inseridos. O estudo busca saber como esse consumo do hip hop abala, mesmo que por uma fissura, o capitalismo avançado e a esse modelo de modernidade europeia, patriarcal e racista. As reflexões têm como referência as realidades culturais de Salvador, Bahia, e se concentra especialmente no consumo das marcas Laboratório Fantasma, Chronic e Kace.

Agradecimentos
Prefácio: Jorge Cardoso Filho
Introdução
Capítulo 1: A decolonialidade e o hip-hop
Capítulo 2: Bem vindo ao fantástico, onde o mundo é ilusório e as pessoas é de plástico
Capítulo 3: Lab fantasma: neguinho é o carai!
Capítulo 4: Chronic: vagabundo com estilo
Capítulo 5: Kace: Jesus era anarquista
Capítulo 6: Eu tô tirando o pé pra ver se os otário me alcança
Referências

Marcio Ricardo Barbosa é doutor e mestre em Comunicação e Cultura Contemporânea (PosCom/UFBA). É graduado em Comunicação Social com habilitação em Publicidade pela Universidade Católica de Salvador. É professor nos cursos de Jornalismo e de Publicidade e Propaganda da Universidade Federal do Recôncavo. É membro do Grupo de Estudos em Experiência Estética: Comunicação e Artes (GEEECA – UFRB) e do Centro de Pesquisa em Estudos Culturais e Transformações na Comunicação (TRACC) vinculado à Faculdade de Comunicação da UFBA e ao Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura Contemporânea. Atua como designer de interface/experiência do usuário e desenvolvimento front-end. Seus interesses de pesquisas abordam: decolonialidade, performance de marca e mediação cultural, experiência estética, hip-hop, publicidade, música e videoclipe.

Título: As marcas da rua: experiências decoloniais de consumo no Hip-hop
Autor: Marcio Barbosa
Editora: Fafich/Selo PPGCOM UFMG
Ano de publicação: 2023
Edição: 1ª
Páginas: 220
Formato: PDF
ISBN: 978-65-86963-80-9
Como citar (ABNT 2):
BARBOSA, Marcio. As marcas da rua: experiências decoloniais de consumo no Hip-hop. Belo Horizonte: Fafich/ Selo Editorial PPGCOM/UFMG, 2023, 220 p.

Cadastre seu e-mail!

Cadastre seu e-mail e fique sabendo das novidades do Selo PPGCOM/UFMG