As performances do brega em Reginaldo Rossi
Rafael Andrade
A escolha deste trabalho por estudar o brega a partir do artista pernambucano Reginaldo Rossi (1944 – 2013) se justifica, primeiramente, por causa de sua presença no imaginário das canções populares, do seu reconhecimento como o “rei do brega” e de sua trajetória de modo geral. Em segundo lugar, a música brega no Brasil, apesar de sua vasta história, passou a figurar em artigos, dissertações, teses e debates acadêmicos não faz muito tempo. Além de sua recente entrada para a academia, a quantidade de trabalhos e pesquisadores que se interessam pelo tema e se dispõem a contribuir com o seu debate também não é grande, principalmente quando comparados a estudos e estudiosos que versam sobre a Bossa Nova, a Tropicália, a MPB, o Samba e outros gêneros musicais brasileiros canônicos. Dessa forma, este estudo se faz relevante em relação ao protagonismo de um gênero musical que faz parte de maneira tão notável de um imaginário musical brasileiro e que ainda sofre com as poucas publicações a respeito.
Agradecimentos
Prefácio: “Só mesa de bar!” Jeder Janotti Jr
Apresentação
Capítulo 1
“Brega”: substantivo e adjetivo
1.1 A música brega: definições do gênero musical
1.2 O termo “brega”
1.3 Uma “estética” brega?
1.4 A “música ruim”
1.5 Gosto e valor
1.6 Outras perspectivas de valor (e fruição) da música brega
1.7 O brega e seu rei autoproclamado
Capítulo 2
A construção de um personagem: identidade, dramatização e performance
2.1 Identidade
2.2 Dramatização
2.3 Performance
Capítulo 3
Roteiro e as três fases da performance: um caminho metodológico
Capítulo 4
Apresentando Reginaldo Rossi: a protoperformance
4.1 Contextualização histórica e trajetória artística
4.2 O corpo de Reginaldo Rossi
4.3 Outros elementos do roteiro: os personagens coadjuvantes e o repertório musical
Capítulo 5
Centenas de casos de amor: Rossi em cena e a performance ela mesma
5.1 Álbuns ao vivo
5.2 Videoclipes
5.3 DVDs
5.4 Programas de TV
5.5 Shows gravados de forma “artesanal”
Capítulo 6
A pós-performance: o melodrama, a carnavalização e o popular bastardo
6.1 O melodrama
6.2 Carnavalização
6.3 O popular bastardo
Capítulo 7
Considerações finais
Posfácio:Houve uma noite que não acabou Thiago Soares
Referências
RAFAEL ANDRADE
Doutorando em Comunicação Social pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), mestre em Comunicação Social pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e graduado em
Comunicação Social – Publicidade pela UFMG. É membro do Grupo de Pesquisa Tramas Comunicacionais: Narrativa e Experiência e do Grupo de Pesquisa e Estudos em Sonoridades, Comunicação, Textualidades e Sociabilidades (ESCUTAS), ambos do PPGCOM UFMG, além de ser integrante da Rede Historicidades dos Processos Comunicacionais.
Título: Centenas de casos de amor: As performances do brega em Reginaldo Rossi
Autor: Rafael Andrade
Editora: Fafich/Selo PPGCOM/UFMG
Formato: PDF
Requisitos de sistema: Adobe Acrobat Reader
Modo de acesso: World Wide Web
ISBN: 978-65-86963-36-6
Palavras-chave: Reginaldo Rossi, comunicação social, performance, gêneros musicais, brega
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