Olhares Transversais

Comunicação organizacional vol. 1

Vertentes conceituais e metodológicas

Ângela Marques
Ivone Oliveira
Fábia Lima
Daniel Reis

Nas últimas décadas, os estudos acerca da Comunicação Organizacional têm-se intensificado a partir de uma redefinição tanto teórica  como prática do campo, que passou a adotar uma abordagem de maior  complexidade, promovendo reflexões sobre os processos de comunicação nas e das organizações. Para compreender essa perspectiva, tais estudos buscam considerar os sujeitos individuais e coletivos em interação,  bem como investir nos processos de circulação, construção e desconstrução de sentidos que ocorrem a partir do tensionamento entre interesses distintos e por vezes contraditórios. Percebemos, nessa perspectiva  crítica, o fortalecimento e aprofundamento das discussões epistemológicas e metodológicas desse campo, que também pode ser compreendido  como um campo de produção de saber, apreendido por meio de uma  prática discursiva que reúne objetos, tipos de formulação, conceitos e escolhas teóricas, em constante relação de forças e, portanto, de poder.

Apresentação

Ângela Marques, Ivone Lourdes de Oliveira, Fábia Lima

 

PARTE 1 – MIDIATIZAÇÃO NA COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL

A dinâmica das estratégias comunicacionais dos atores das instituições não midiáticas nos blogs corporativos

Elisangela Lasta

Comunicação organizacional em sociedades em processo de midiatização

Anice Bezri Pennini

Universidades federais no contexto da midiatização: estratégias de produção de conteúdo nas redes sociais virtuais

Pedro Augusto Farnese

Odebrecht, crise e os atores sociais: novas relações na sociedade em vias de midiatização

Noele Bolzan Duarte

Comunicação organizacional digital: dimensão metodológica da produção científica circulante no espaço de discussão da Abrapcorp

Gisela Maria Santos Ferreira de Sousa, Cleusa Maria Andrade Scroferneker

As interações na “zona de contato” das organizações em um contexto de intensificação da midiatização

Fabiane Sgorla

 

PARTE 2 – COMUNICAÇÃO ESTRATÉGICA

A mobilização da subjetividade do trabalhador como estratégia de comunicação nas organizações

Claudia Nociolini Rebechi

Comunicação e estratégia nas organizações: a soma das partes e o todo

Maria Eugênia Porém, Tainah Schuindt Ferrari Veras

Comunicação organizacional e relações de poder: o gestor no papel de auscultador na comunicação entre organizações e empregados

Cássia Aparecida Lopes da Silva, Rudimar Baldissera

Organizações sociais e comunicação: reflexões sobre o conhecimento, capital humano, liderança e estética

Pedro Augusto Farnese de Lima, Letícia Araújo, Mayra Regina Coimbra, Vanilda Gomes Cantarino de Magalhães, Vinícius Borges Gomes, Boanerges Balbino Lopes Filho

A implantação de projetos industriais como acontecimento da ordem hermenêutica: um estudo sobre a configuração de um duplo acontecimento na Região Metropolitana de Belo Horizonte

Marlene Machado

 

PARTE 3 – PRÁTICAS DISCURSIVAS

As práticas narrativas nas organizações: uma abordagem discursiva

Elizabeth Moraes Gonçalves, Ronivaldo Moreira de Souza

Comunicação Organizacional e discurso: disputa de sentidos na fanpage da Samarco a partir da ruptura da barragem de Fundão em Mariana – MG 196

Dayana Cristina Barboza Carneiro

Organizações, publicidade e públicos: um estudo de caso de práticas discursivas nas redes sociais digitais

Letícia Alves Lins

As organizações e o discurso adotado em um processo de mudança de marca

Ana Carolina Borges

Comunicação e discurso mítico em um contexto de crise: a Odebrecht e a Operação Lava- Jato

Magno Vieira da Silva, Rudimar Baldissera

Morte, humor e estratégias de comunicação digital

Tamires Ferreira Coêlho, Marcelo Rodrigo da Silva

Articulações que fazem emergir a prática discursiva da comunicação organizacional

Isaura Mourão

 

PARTE 4 – COMUNICAÇÃO PÚBLICA

Reflexões sobre os processos de comunicação pública entre os agentes implementadores de políticas públicas e os cidadãos no enfrentamento à exploração sexual de crianças e adolescentes no Vale do Jequitinhonha

Laura Nayara Pimenta

A publicidade em diferentes processos de supervisão civil do poder público

Jessica Antunes Caldeira

Controvérsia científica como fator de engajamento público

Aline Bastos

Comunicação Pública e mobilização social no processo de impeachment de Dilma Rousseff

Fabiana Flores de Carvalho Galinari

Comunicação pública e o movimento de secundaristas: a construção de discursos em torno da reorganização escolar no Estado de SP

Francine Altheman

Comunicação pública, políticas públicas e juventude: análise do portal da juventude da prefeitura de São Paulo

Natália dos Santos Gonzáles, Alana Nogueira Volpato

 

PARTE 5 – RELAÇÕES DE PODER E MINORIAS

Ação Munduruku e o embate público acerca da construção de Belo Monte: formas de organização política indígena no Brasil vistas a partir de três acontecimentos midiáticos

Luciana de Oliveira, Flávia de Oliveira Reuter Ruas, Natália Martins Amaro

Coletivo “Neves na Fita”: sociabilidade e resistência no cenário urbano periférico

Ellen Joyce Marques Barros

Comunicação pública e alteridades: um olhar sobre a situação de rua no Projeto “Minha São Paulo”

Frederico Vieira

Legal! Eu nasci no Sofia: relatos online sobre parto humanizado em um hospital do SUS

Camilla Oliveira Luz Pinto, Rayza Sarmento

Interação, poder e o dialogismo para a gênese social da organização

Daniela de Oliveira Canin, Boanerges Balbino Lopes

O Coworking e as relações de trabalho na sociedade contemporânea: uma saída para o capitalismo

Marlene Branca Sólio

O mapeamento de públicos em Manzo Ngunzo Kaiango: apropriações subversivas das técnicas de Relações Públicas desde a perspectiva do terreiro-quilombo

Bárbara Regina Altivo, Bruna Raphaella Rodrigues da Silva Acácio

 

PARTE 6 – COMUNICAÇÃO ESTRATÉGICA E PRÁTICAS DISCURSIVAS

Modelo de interpretação de marca, apontamento teórico-metodológico com base na epistemologia qualitativa

Ronaldo Mendes Neves, Teresa Ruão

Comunicação organizacional cidadã: o papel social da assessoria de comunicação

Ismar Capistrano Costa Filho

Vozes das marcas x marcas das vozes: uma proposta de investigação metodológica de branding na comunicação organizacional

Marcelo Marques Araújo

A construção de narrativas como estratégia de comunicação organizacional

Larissa Conceição dos Santos

Capitalismo contemporâneo: reflexões estético-comunicacionais no contexto das organizações

Isabella Novais

Um estudo preliminar sobre os sentidos da estratégia organizacional: possíveis relações entre textos institucionais e o noticiário de negócios

Victor Márcio Laus Reis Gomes, Renata Andreoni, Ceci da Costa Diehol, Renata Ferreira Madeira Madruga

A mobilização social como estratégia discursiva na campanha de prevenção à dengue

Vívian Tatiene Nunes Campos

Ângela Marques

Professora Adjunta do Departamento de Comunicação Social da UFMG. Doutora e mestre em Comunicação Social pela mesma instituição. Realizou pós-doutorado em Comunicação e em Ciências Sociais em Grenoble (França), onde atuou junto a dois grupos de pesquisa: o Groupe de Recherche sur les Enjeux de la Communication (Institut de Communication et Medias – Université Stendhal) e o Groupe de Recherche en Sciences Sociales sur l’Amérique Latine (MSH-Alpes, Université Pierre Mendes France). Foi professora do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Faculdade Cásper Líbero. Seus atuais interesses de pesquisa estão voltados para a interseção entre a Comunicação, a Política e a Estética; entre a Comunicação e a Cultura, e entre a Comunicação e processos políticos.

Ivone de Lourdes Oliveira

Professora adjunta da PUC Minas. Leciona no mestrado de comunicação social. Pós-doutora pela Université de Toulouse – Paul Sabatier (2013). Doutora em Comunicação e Cultura pela UFRJ (2002). Mestre em Ciências da Comunicação pela USP (1993). Graduada em Comunicação Social, habilitação Relações Públicas, pela PUC Minas (1978).

Fábia Lima

Professora do Departamento de Comunicação Social da UFMG e doutora em Ciências da Comunicação pela USP. Possui graduação em Comunicação Social com habilitação em Relações Públicas pela PUC Minas, especialização em Gestão Estratégica de Marketing, mestrado em Comunicação Social: Interações Midiáticas. Estuda temas relacionado às Relações Públicas, comunicação estratégica, planejamento, comunicação organizacional e discurso organizacional.

Daniel Reis

Professor adjunto do Departamento de Comunicação Social da UFMG. Doutor, mestre e bacharel em Comunicação Social, habilitação Relações Públicas, pela mesma instituição. Ganhador do Prêmio CAPES de Teses 2018 (Categoria Comunicação e Informação), do Grande Prêmio UFMG de Teses 2018 (categoria Ciências Humanas, Ciências Social Aplicadas e Linguística, Letras e Artes) e do Prêmio Abrapcorp na categoria Teses (2018) e Dissertação (2014). Pesquisador associado do Grupo de Pesquisas em Comunicação, Mobilização Social e Opinião Pública (Mobiliza – UFMG). Autor do livro Astroturfing: lógicas e dinâmicas de públicos simulados (Selo PPGCOM/UFMG), do Jogo das Relações Públicas e do portal Relações Públicas no Cinema.

Título: Comunicação organizacional: vertentes conceituais e metodológicas [vol. 1]

Organizadores: Ângela Marques, Ivone de Lourdes Macedo, Fábia Lima e Daniel Reis

Editora: Fafich/Selo PPGCOM/UFMG

Cidade: Belo Horizonte

Ano de publicação: 2017

Edição: 1ª

Número de páginas: 605

Formato: PDF

ISBN: 978-85-62707-92-6

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