Vertentes conceituais e metodológicas
Ângela Marques
Ivone Oliveira
Fábia Lima
Nas últimas décadas, os estudos acerca da Comunicação Organizacional têm-se intensificado a partir de uma redefinição tanto teórica como prática do campo, que passou a adotar uma abordagem de maior complexidade, promovendo reflexões sobre os processos de comunicação nas e das organizações. Para compreender essa perspectiva, tais estudos buscam considerar os sujeitos individuais e coletivos em interação, bem como investir nos processos de circulação, construção e desconstrução de sentidos que ocorrem a partir do tensionamento entre interesses distintos e por vezes contraditórios. Percebemos, nessa perspectiva crítica, o fortalecimento e aprofundamento das discussões epistemológicas e metodológicas desse campo, que também pode ser compreendido como um campo de produção de saber, apreendido por meio de uma prática discursiva que reúne objetos, tipos de formulação, conceitos e escolhas teóricas, em constante relação de forças e, portanto, de poder.
Apresentação
Outras formas de pensar os processos investigativos em comunicação organizacional: contribuições de Gino Gramaccia, Nicole D’Almeida, Jean-Luc Moriceau e Pablo Múnera Uribe
PARTE 1 – FUNDAMENTOS E DESAFIOS DA COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL
Comunicação organizacional: aportes teóricos e metodológicos
Desenvolvimento e contradições contemporâneas da comunicação organizacional
Da pesquisa em Comunicação Organizacional: fundamentos teóricos e metodológicos, práticas e críticas
Topografias do diálogo nos contextos organizacionais
PARTE 2 – COMUNICAÇÃO PÚBLICA E PÚBLICOS EM QUESTÃO
Uma rota para teoria e prática em comunicação pública: a argumentação como luta cívica por reconhecimento, respeito e justiça
As organizações e a vida incerta dos públicos
A comunicação pública da ciência em uma rádio educativa
PARTE 3 – A COMUNICAÇÃO PÚBLICA EM FACE DO DIGITAL
A reputação dos anônimos na internet
Midiatização na comunicação organizacional: conceitos e perspectivas em construção
Comunicação pública, movimentos sociais e perspectiva sistêmica: quem fala em nome de quem na redes sociais?
PARTE 4 – AFETOS, INOVAÇÕES E RESISTÊNCIAS NOS CONTEXTOS ORGANIZACIONAIS
A comunicação nos discursos empreendedores: reflexões a partir da formação gerencial no Núcleo de Empreendedorismo Juvenil
Longe da distância representativa: uma pesquisa que comunica e organiza
O nome social nas organizações educativas: diminuição da vulnerabilidade via a promoção de direitos
Organizações carnavalizadas: conexões conceituais e metodológicas do pensamento bakhtiniano com a Comunicação Organizacional
Professora Adjunta do Departamento de Comunicação Social da UFMG. Doutora e mestre em Comunicação Social pela mesma instituição. Realizou pós-doutorado em Comunicação e em Ciências Sociais em Grenoble (França), onde atuou junto a dois grupos de pesquisa: o Groupe de Recherche sur les Enjeux de la Communication (Institut de Communication et Medias – Université Stendhal) e o Groupe de Recherche en Sciences Sociales sur l’Amérique Latine (MSH-Alpes, Université Pierre Mendes France). Foi professora do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Faculdade Cásper Líbero. Seus atuais interesses de pesquisa estão voltados para a interseção entre a Comunicação, a Política e a Estética; entre a Comunicação e a Cultura, e entre a Comunicação e processos políticos.
Professora adjunta da PUC Minas. Leciona no mestrado de comunicação social. Pós-doutora pela Université de Toulouse – Paul Sabatier (2013). Doutora em Comunicação e Cultura pela UFRJ (2002). Mestre em Ciências da Comunicação pela USP (1993). Graduada em Comunicação Social, habilitação Relações Públicas, pela PUC Minas (1978).
Professora do Departamento de Comunicação Social da UFMG e doutora em Ciências da Comunicação pela USP. Possui graduação em Comunicação Social com habilitação em Relações Públicas pela PUC Minas, especialização em Gestão Estratégica de Marketing, mestrado em Comunicação Social: Interações Midiáticas. Estuda temas relacionado às Relações Públicas, comunicação estratégica, planejamento, comunicação organizacional e discurso organizacional.
Título: Comunicação organizacional: vertentes conceituais e metodológicas [vol. 2]
Organizadores: Ângela Cristina Salgueiro Marques, Ivone de Lourdes Oliveira e Fábia Lima
Editora: Fafich/Selo PPGCOM/UFMG
Cidade: Belo Horizonte
Ano de publicação: 2017
Edição: 1ª
Número de páginas: 249
Formato: PDF
ISBN: 978-85-62707-93-3
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