Olhares Transversais

Comunicação organizacional vol. 2

Vertentes conceituais e metodológicas

Ângela Marques
Ivone Oliveira
Fábia Lima

Nas últimas décadas, os estudos acerca da Comunicação Organizacional têm-se intensificado a partir de uma redefinição tanto teórica como prática do campo, que passou a adotar uma abordagem de maior complexidade, promovendo reflexões sobre os processos de comunicação nas e das organizações. Para compreender essa perspectiva, tais estudos buscam considerar os sujeitos individuais e coletivos em interação, bem como investir nos processos de circulação, construção e desconstrução de sentidos que ocorrem a partir do tensionamento entre interesses distintos e por vezes contraditórios. Percebemos, nessa perspectiva crítica, o fortalecimento e aprofundamento das discussões epistemológicas e metodológicas desse campo, que também pode ser compreendido como um campo de produção de saber, apreendido por meio de uma prática discursiva que reúne objetos, tipos de formulação, conceitos e escolhas teóricas, em constante relação de forças e, portanto, de poder.

Apresentação

Ângela Cristina Salgueiro Marques, Fábia Pereira Lima

Outras formas de pensar os processos investigativos em comunicação organizacional: contribuições de Gino Gramaccia, Nicole D’Almeida, Jean-Luc Moriceau e Pablo Múnera Uribe

Ângela Cristina Salgueiro Marques, Ivone de Lourdes Oliveira

 

PARTE 1 – FUNDAMENTOS E DESAFIOS DA COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL

Comunicação organizacional: aportes teóricos e metodológicos

Margarida Maria Krohling Kunsch

Desenvolvimento e contradições contemporâneas da comunicação organizacional

Nicole D’Almeida

Da pesquisa em Comunicação Organizacional: fundamentos teóricos e metodológicos, práticas e críticas

Rudimar Baldissera

Topografias do diálogo nos contextos organizacionais

Rennan Lanna Martins Mafra, Ângela Cristina Salgueiro Marques

 

PARTE 2 – COMUNICAÇÃO PÚBLICA E PÚBLICOS EM QUESTÃO

Uma rota para teoria e prática em comunicação pública: a argumentação como luta cívica por reconhecimento, respeito e justiça

Heloiza Helena Matos, Patrícia Guimarães Gil

As organizações e a vida incerta dos públicos

Márcio Simeone Henriques

A comunicação pública da ciência em uma rádio educativa

Valéria de Fátima Raimundo

 

PARTE 3 – A COMUNICAÇÃO PÚBLICA EM FACE DO DIGITAL

A reputação dos anônimos na internet

Gino Gramaccia

Midiatização na comunicação organizacional: conceitos e perspectivas em construção

Camila Alves Mantovani, Maria Ângela Mattos, Vanessa Cardozo Brandão

Comunicação pública, movimentos sociais e perspectiva sistêmica: quem fala em nome de quem na redes sociais?

Regiane Lucas de Oliveira Garcêz, Camilo de Oliveira Aggio

 

PARTE 4 – AFETOS, INOVAÇÕES E RESISTÊNCIAS NOS CONTEXTOS ORGANIZACIONAIS

A comunicação nos discursos empreendedores: reflexões a partir da formação gerencial no Núcleo de Empreendedorismo Juvenil

Fábia Pereira Lima, Leonardo José de Lima Melgaço

Longe da distância representativa: uma pesquisa que comunica e organiza

Jean-Luc Moriceau

O nome social nas organizações educativas: diminuição da vulnerabilidade via a promoção de direitos

Carlos Magno Camargos Mendonça

Organizações carnavalizadas: conexões conceituais e metodológicas do pensamento bakhtiniano com a Comunicação Organizacional

José Zilmar Alves da Costa

Ângela Marques

Professora Adjunta do Departamento de Comunicação Social da UFMG. Doutora e mestre em Comunicação Social pela mesma instituição. Realizou pós-doutorado em Comunicação e em Ciências Sociais em Grenoble (França), onde atuou junto a dois grupos de pesquisa: o Groupe de Recherche sur les Enjeux de la Communication (Institut de Communication et Medias – Université Stendhal) e o Groupe de Recherche en Sciences Sociales sur l’Amérique Latine (MSH-Alpes, Université Pierre Mendes France). Foi professora do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Faculdade Cásper Líbero. Seus atuais interesses de pesquisa estão voltados para a interseção entre a Comunicação, a Política e a Estética; entre a Comunicação e a Cultura, e entre a Comunicação e processos políticos.

Ivone de Lourdes Oliveira

Professora adjunta da PUC Minas. Leciona no mestrado de comunicação social. Pós-doutora pela Université de Toulouse – Paul Sabatier (2013). Doutora em Comunicação e Cultura pela UFRJ (2002). Mestre em Ciências da Comunicação pela USP (1993). Graduada em Comunicação Social, habilitação Relações Públicas, pela PUC Minas (1978).

Fábia Lima

Professora do Departamento de Comunicação Social da UFMG e doutora em Ciências da Comunicação pela USP. Possui graduação em Comunicação Social com habilitação em Relações Públicas pela PUC Minas, especialização em Gestão Estratégica de Marketing, mestrado em Comunicação Social: Interações Midiáticas. Estuda temas relacionado às Relações Públicas, comunicação estratégica, planejamento, comunicação organizacional e discurso organizacional.

Título: Comunicação organizacional: vertentes conceituais e metodológicas [vol. 2]

Organizadores: Ângela Cristina Salgueiro Marques, Ivone de Lourdes Oliveira e Fábia Lima

Editora: Fafich/Selo PPGCOM/UFMG

Cidade: Belo Horizonte

Ano de publicação: 2017

Edição: 1ª

Número de páginas: 249

Formato: PDF

ISBN: 978-85-62707-93-3

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