Cinema, Televisão e Streaming
Mariana Mól Gonçalves
Reinaldo Maximiano Pereira
Pensar o audiovisual realizado no Brasil e no mundo foi o ponto de partida quando decidimos organizar esta publicação. Quais questionamentos, cruzamentos, pontos de contato e tendências estão na ordem do dia no cinema, na televisão e no streaming? Um cenário vertiginoso de mudanças em aparatos tecnológicos, em estratégias de comunicabilidade com as audiências e as formas de consumo de informação e entretenimento animam pesquisas e reflexões de profissionais em diferentes estágios de maturação. O que nos move é oferecer uma reunião de parte desses pensamentos como forma de partilhar experiências e dar a nossa contribuição para o pensamento acadêmico e de mercado profissional.
Apresentação
Mariana Mól Gonçalves Reinaldo Maximiano Pereira
I. #cinema
Capítulo 1: Diário de uma produtora independente no Brasil
Luana Melgaço
Capítulo 2: Cinema político no Brasil: reações e reflexões sobre filmes brasileiros contemporâneos
Daniel de Lima Veloso
Capítulo 3: Temporada: espaços periféricos no cinema brasileiro contemporâneo
Breno Henrique
Capítulo 4 | Bússola #1: A metodologia da série histórica: o operário e o trabalho no cinema documental brasileiro
Mariana Souto
II. #televisão
Capítulo 5: Miguel e a travessia da caatinga: a crise entre o arcaico e o moderno a partir da experiência visual e do figurino em Velho Chico
Mariana Mól Gonçalves, Reinaldo Maximiano Pereira
Capítulo 6: Superamigos e as três dimensões do espetáculo de caridade
Marcelo Travassos da Silva
Capítulo 7: Chuck Jones e Tex Avery: dois subversivos pioneiros na criação de personagens animados
Sávio Leite, Maria de Fátima Augusto
Capítulo 8: Da TV aberta ao streaming: permanências e transformações
Piedra Magnani da Cunha
Capítulo 9 | Bússola #2: Pesquisa metapórica como nova rota investigativa: a comunicação como afecção
Vanessa Matos dos Santos
III. #streaming
Capítulo 10: “Seriemania” no país da “novelomania”? Um mapeamento do circuito cultural da teleficção brasileira contemporânea
Lucas Martins Néia
Capítulo 11: Guerra simbólica: pânico moral e a retórica do Daesh em Flames of war
Lilian Sanches
Capítulo 12: Narrativa audiovisual e performances femininas: o gênero como figura de historicidade em Coisa mais linda
Nicoli Tassis
Capítulo 13 | Bússola #3: Imagem e Materialidade
José Ricardo da C. M. Junior
Sobre as autoras e os autores
Mariana Mól Gonçalves é doutora e Mestre em Artes pela Escola de Belas Artes (UFMG), com pesquisa relacionada ao cinema latino-americano e brasileiro; graduada em Jornalismo. Professora universitária, com experiência na graduação Cinema e Audiovisual da PUC Minas (2021) e do Centro Universitário Una (2015-2020). Membro suplente do Conselho estadual de política cultural de Minas Gerais, segmento Audiovisual e novas mídias (2021-2022). Integrou júri internacional no 21º FestcurtasBH (2019) e júri nacional e mineiro da 16ª Múmia (2018). Também atua como produtora. E-mail: marianamol@gmail.com
Reinaldo Maximiano Pereira é jornalista, roteirista, podcaster e crítico de televisão e audiovisual. Doutor em Comunicação Social (UFMG) e Mestre em Literaturas de Língua Portuguesa (PUC Minas). É professor no MBA em Gestão de Empreendimentos Culturais, no Instituto de Educação Continuada (IEC-PUC Minas) e professor cola-borador credenciado ao Mestrado Profissional em Tecnologias, Comunicação e Educação da Universidade Federal de Uberlândia (PPGCE/UFU). É membro fundador do co-letivo de roteiristas Texto Brasileiro atuando como story-teller, consultor de dramaturgia e produtor de conteúdo (vídeos e podcasts). Integra o quadro de comentaristas da Rádio Inconfidência AM 880, para assuntos de televisão e telenovela. No campo acadêmico, atua na pesquisa das televisualidades, matrizes culturais e modernidade latino–americana, tendo como objeto de pesquisa a telenovela brasileira. E-mail: reynaldo.maximiano@gmail.com
Título: Cruzamentos de Rotas Audiovisuais: cinema, televisão e streaming
Organizadores: Mariana Mól Gonçalves e Reinaldo Maximiano Pereira
Editora: Fafich/Selo PPGCOM/UFMG
Ano de publicação: 2022
Edição: 1ª
Páginas: 260
Formato: PDF
ISBN: 978-65-86963-49-6
Cadastre seu e-mail e fique sabendo das novidades do Selo PPGCOM/UFMG