Olhares Transversais

Cruzamento de rotas audiovisuais

Cinema, Televisão e Streaming

Mariana Mól Gonçalves
Reinaldo Maximiano Pereira

Compartilhe:

Pensar o audiovisual realizado no Brasil e no mundo foi o ponto de partida quando decidimos organizar esta publicação. Quais questionamentos, cruzamentos, pontos de contato e tendências estão na ordem do dia no cinema, na televisão e no streaming? Um cenário vertiginoso de mudanças em aparatos tecnológicos, em estratégias de comunicabilidade com as audiências e as formas de consumo de informação e entretenimento animam pesquisas e reflexões de profissionais em diferentes estágios de maturação. O que nos move é oferecer uma reunião de parte desses pensamentos como forma de partilhar experiências e dar a nossa contribuição para o pensamento acadêmico e de mercado profissional.

Mariana Mól Gonçalves é doutora e Mestre em Artes pela Escola de Belas Artes (UFMG), com pesquisa relacionada ao cinema latino-americano e brasileiro; graduada em Jornalismo. Professora universitária, com experiência na graduação Cinema e Audiovisual da PUC Minas (2021) e do Centro Universitário Una (2015-2020). Membro suplente do Conselho estadual de política cultural de Minas Gerais, segmento Audiovisual e novas mídias (2021-2022). Integrou júri internacional no 21º FestcurtasBH (2019) e júri nacional e mineiro da 16ª Múmia (2018). Também atua como produtora. E-mail: marianamol@gmail.com

Reinaldo Maximiano Pereira é jornalista, roteirista, podcaster e crítico de televisão e audiovisual. Doutor em Comunicação Social (UFMG) e Mestre em Literaturas de Língua Portuguesa (PUC Minas). É professor no MBA em Gestão de Empreendimentos Culturais, no Instituto de Educação Continuada (IEC-PUC Minas) e professor cola-borador credenciado ao Mestrado Profissional em Tecnologias, Comunicação e Educação da Universidade Federal de Uberlândia (PPGCE/UFU). É membro fundador do co-letivo de roteiristas Texto Brasileiro atuando como story-teller, consultor de dramaturgia e produtor de conteúdo (vídeos e podcasts). Integra o quadro de comentaristas da Rádio Inconfidência AM 880, para assuntos de televisão e telenovela. No campo acadêmico, atua na pesquisa das televisualidades, matrizes culturais e modernidade latino–americana, tendo como objeto de pesquisa a telenovela brasileira. E-mail: reynaldo.maximiano@gmail.com

 

 

Título: Cruzamentos de Rotas Audiovisuais: cinema, televisão e streaming

Organizadores: Mariana Mól Gonçalves e Reinaldo Maximiano Pereira

Editora: Fafich/Selo PPGCOM/UFMG

Ano de publicação: 2022

Edição: 1ª

Páginas: 260

Formato: PDF

ISBN: 978-65-86963-49-6

Apresentação
Mariana Mól Gonçalves Reinaldo Maximiano Pereira

I. #cinema
Capítulo 1: Diário de uma produtora independente no Brasil
Luana Melgaço

Capítulo 2: Cinema político no Brasil: reações e reflexões sobre filmes brasileiros contemporâneos
Daniel de Lima Veloso

Capítulo 3: Temporada: espaços periféricos no cinema brasileiro contemporâneo
Breno Henrique

Capítulo 4 | Bússola #1: A metodologia da série histórica: o operário e o trabalho no cinema documental brasileiro
Mariana Souto

II. #televisão

Capítulo 5: Miguel e a travessia da caatinga: a crise entre o arcaico e o moderno a partir da experiência visual e do figurino em Velho Chico
Mariana Mól Gonçalves, Reinaldo Maximiano Pereira

Capítulo 6: Superamigos e as três dimensões do espetáculo de caridade
Marcelo Travassos da Silva

Capítulo 7: Chuck Jones e Tex Avery: dois subversivos pioneiros na criação de personagens animados
Sávio Leite, Maria de Fátima Augusto

Capítulo 8: Da TV aberta ao streaming: permanências e transformações
Piedra Magnani da Cunha

Capítulo 9 | Bússola #2: Pesquisa metapórica como nova rota investigativa: a comunicação como afecção
Vanessa Matos dos Santos

III. #streaming

Capítulo 10: “Seriemania” no país da “novelomania”? Um mapeamento do circuito cultural da teleficção brasileira contemporânea
Lucas Martins Néia

Capítulo 11: Guerra simbólica: pânico moral e a retórica do Daesh em Flames of war
Lilian Sanches

Capítulo 12: Narrativa audiovisual e performances femininas: o gênero como figura de historicidade em Coisa mais linda
Nicoli Tassis

Capítulo 13 | Bússola #3: Imagem e Materialidade
José Ricardo da C. M. Junior

Sobre as autoras e os autores

Cadastre seu e-mail!

Cadastre seu e-mail e fique sabendo das novidades do Selo PPGCOM/UFMG

Stream TV ProNews - Stream TV ProWorld - Stream TV ProSports - Stream TV ProEntertainment - Stream TV ProGames - Stream TV ProReal Free Instagram FollowersPayPal Gift Card GeneratorFree Paypal Gift Cards GeneratorFree Discord Nitro CodesFree Fire DiamondFree Fire Diamonds GeneratorClash of Clans GeneratorRoblox free RobuxFree RobuxPUBG Mobile Generator Free Robux8 Ball PoolThe 24 News94th Academy AwardsOscar awards 2022Oscar awardsBrawl Stars GeneratorApple Gift CardFree V Bucks Free V Bucks GeneratorV Bucks GeneratorFree V Bucks Generator 2022Free V Bucks 2022