O corpo-som das cantoras na cultura midiática
Thiago Soares,
Mariana Lins,
Alan Mangabeira.
Os artigos reunidos no livro Divas Pop: O corpo-som das cantoras na cultura midiática de alguma forma refletem o processo de amadurecimento desses estudos nos últimos quinze anos, ao mesmo tempo em que produzem um gesto político no seu próprio desvio, ao colocar em cena a figura da diva pop e assumir a centralidade de um recorte de gênero que materializa uma série de tensões e disputas colocadas não apenas no campo da produção e do consumo da música, mas também da crítica e da pesquisa. Seja em termos empíricos, teóricos ou políticos, esse livro guarda uma gramática feminina.
Cada capítulo do livro é dedicado a uma cantora, mas, longe de uma abordagem excessivamente descritiva de suas carreiras, os olhares empregados são múltiplos, ainda que alguns autores e perspectivas teóricas apareçam em vários artigos, conferindo unidade à proposta da coletânea. As noções de performance em Diana Taylor e Simon Frith são bastante centrais para as argumentações de alguns dos textos, bem como a apropriação das contribuições de Victor Turner sobre peregrinação e ritual para pensar a dinâmica das relações entre fãs e divas e os escritos de Hans Ulrich Gumbrecht sobre experiência estética e produção de presença. Não menos importante, o livro traz uma tradução inédita do texto “Divatização: A deificação das mulheres popstars modernas”, de Linda Lister, publicado originalmente em 2001, que fornece importantes elementos para pensar na constituição das cantoras pop do século 21 como divas e inclusive para questionar, como acontece no livro, por que, de repente, quase qualquer cantora pop é considerada uma diva.
Prefácio
Por uma gramática feminina da música pop
Gabriela Almeida
Apresentação
I. Tropicalizando Divas
Capítulo 1
Divas pop: o corpo-som das cantoras na cultura midiática
Thiago Soares
Capítulo 2
Carmen Miranda, uma diva tropicam
Suzana Mateus
Capítulo 3
Anitta no Rock in Rio: negociações de corpos e territórios em performances de divas pop-periféricas
Simone Pereira de Sá
Capítulo 4
A fabulosa aventura de uma diva: Pabllo Vittar, top-drag brasileira
Rose de Melo Rocha
II. Deusas da Voz
Capítulo 5
Divatização: A deificação das mulheres popstars modernas
Linda Lister
Capítulo 6
Maria Callas, uma casta chamada Diva
Fernando Gonzalez
Capítulo 7
Autoconstrução, canonicidade e exagero: Lady Gaga no Oscar 2015
Daniel de Andrade Lima
III. Vidas, mercados, afetos
Capítulo 8
This is show business: A cultura dos megaespetáculos pop e a invenção do “padrão Madonna”
Mariana Lins
Capítulo 9
Devir diva: experiência estética na peregrinação de fãs de Britney Spears a Las Vegas
Alan Mangabeira
Capítulo 10
The Carters: performances, roteiros e dramas de um casal em crise
Leonam Della Vecchia
Capítulo 11
“The Realest”?: Performance de uma autenticidade pop-rap em “Fancy”
Mário Augusto Rolim
Capítulo 12
“Hoy lo intentaré”: as relações performáticas na “Convivência Dulce Amargo”
Rafael Chagas
Sobre as autoras e os autores
THIAGO SOARES é professor do Departamento de Comunicação Social e do Programa de Pós-Graduação em Comunicação na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), com estágio pós-doutoral na Universidade Federal Fluminense (UFF). Bolsista Produtividade em Pesquisa Nível 2 do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Coordenador do Grupo de Pesquisa em Comunicação, Música e Cultura Pop (GruPop) na UFPE. Autor dos livros “Ninguém é Perfeito e a Vida é Assim: a Música Brega em Pernambuco” (2017) e “A Estética do Videoclipe” (2013).
MARIANA LINS é doutoranda do PPGCOM-UFPE e integrante do Grupo de Pesquisa em Comunicação, Música e Cultura Pop (GruPop). Tem graduação em Jornalismo pela Universidade Católica de Pernambuco (Unicap) e mestrado em Comunicação pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Em 2018, participou de extensão universitária em missão discente na Universidade Federal Fluminense (UFF), através do Projeto PROCAD/Capes, e, entre 2019-2020, realizou estágio doutoral, como bolsista Capes, na Universidad de Oviedo (Espanha). Tem experiência na área de Jornalismo, com passagens pelas redações da Folha de Pernambuco e do Sistema Jornal do Commercio de Comunicação. Atua e tem interesse nas áreas de Estudos Culturais, Estudos de Gênero, envelhecimento, performance e música pop.
ALAN MANGABEIRA é professor do Departamento de Comunicação Social da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), doutor em Comunicação pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), com ênfase em Estética e Culturas da Imagem e do Som. Mestre em Comunicação e Culturas Midiáticas pela UFPB, e também graduado em Rádio e TV pela mesma instituição. Integra o Grupo de Pesquisa em Comunicação, Música e Cultura Pop (GruPop) na UFPE e o Laboratório de Pesquisa em Imagens, Corpos e Afecções (TATO) na UFPB. É fã e colecionador de Britney Spears desde 1998 e administrador do único portal ativo da cantora no Brasil (BritneyOnline.com.br). Desenvolve pesquisas etnográficas sobre corpos, espaços, experiências afetivas e fandoms na música pop. Autor do livro “Transmídia: Do Outro Lado do Espelho” (2014).
Título: Divas Pop: o corpo-som das cantoras na cultura midiática
Organizadores: Tiago Soares, Mariana Lins, Alan Mangabeira
Editora: Fafich/Selo PPGCOM/UFMG
Páginas: 266p.
Formato: PDF
Requisitos de sistema: Adobe Acrobat Reader
Modo de acesso: World Wide Web
ISBN 978-65-86963-20-5
Cadastre seu e-mail e fique sabendo das novidades do Selo PPGCOM/UFMG