Olhares Transversais

Divas Pop

O corpo-som das cantoras na cultura midiática

Thiago Soares,
Mariana Lins,
Alan Mangabeira.

Os artigos reunidos no livro Divas Pop: O corpo-som das cantoras na cultura midiática de alguma forma refletem o processo de amadurecimento desses estudos nos últimos quinze anos, ao mesmo tempo em que produzem um gesto político no seu próprio desvio, ao colocar em cena a figura da diva pop e assumir a centralidade de um recorte de gênero que materializa uma série de tensões e disputas colocadas não apenas no campo da produção e do consumo da música, mas também da crítica e da pesquisa. Seja em termos empíricos, teóricos ou políticos, esse livro guarda uma gramática feminina.

 

Cada capítulo do livro é dedicado a uma cantora, mas, longe de uma abordagem excessivamente descritiva de suas carreiras, os olhares empregados são múltiplos, ainda que alguns autores e perspectivas teóricas apareçam em vários artigos, conferindo unidade à proposta da coletânea. As noções de performance em Diana Taylor e Simon Frith são bastante centrais para as argumentações de alguns dos textos, bem como a apropriação das contribuições de Victor Turner sobre peregrinação e ritual para pensar a dinâmica das relações entre fãs e divas e os escritos de Hans Ulrich Gumbrecht sobre experiência estética e produção de presença. Não menos importante, o livro traz uma tradução inédita do texto “Divatização: A deificação das mulheres popstars modernas”, de Linda Lister, publicado originalmente em 2001, que fornece importantes elementos para pensar na constituição das cantoras pop do século 21 como divas e inclusive para questionar, como acontece no livro, por que, de repente, quase qualquer cantora pop é considerada uma diva.

Prefácio

Por uma gramática feminina da música pop

Gabriela Almeida

Apresentação

I. Tropicalizando Divas

Capítulo 1

Divas pop: o corpo-som das cantoras na cultura midiática

Thiago Soares

Capítulo 2

Carmen Miranda, uma diva tropicam

Suzana Mateus

Capítulo 3

Anitta no Rock in Rio: negociações de corpos e territórios em performances de divas pop-periféricas

Simone Pereira de Sá

Capítulo 4

A fabulosa aventura de uma diva: Pabllo Vittar, top-drag brasileira

Rose de Melo Rocha

II. Deusas da Voz

Capítulo 5

Divatização: A deificação das mulheres popstars modernas

Linda Lister

Capítulo 6

Maria Callas, uma casta chamada Diva

Fernando Gonzalez

Capítulo 7

Autoconstrução, canonicidade e exagero: Lady Gaga no Oscar 2015

Daniel de Andrade Lima

III. Vidas, mercados, afetos

Capítulo 8

This is show business: A cultura dos megaespetáculos pop e a invenção do “padrão Madonna”

Mariana Lins

Capítulo 9

Devir diva: experiência estética na peregrinação de fãs de Britney Spears a Las Vegas

Alan Mangabeira

Capítulo 10

The Carters: performances, roteiros e dramas de um casal em crise

Leonam Della Vecchia

Capítulo 11

“The Realest”?: Performance de uma autenticidade pop-rap em “Fancy”

Mário Augusto Rolim

Capítulo 12

“Hoy lo intentaré”: as relações performáticas na “Convivência Dulce Amargo”

Rafael Chagas

Sobre as autoras e os autores

THIAGO SOARES é professor do Departamento de Comunicação Social e do Programa de Pós-Graduação em Comunicação na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), com estágio pós-doutoral na Universidade Federal Fluminense (UFF). Bolsista Produtividade em Pesquisa Nível 2 do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Coordenador do Grupo de Pesquisa em Comunicação, Música e Cultura Pop (GruPop) na UFPE. Autor dos livros “Ninguém é Perfeito e a Vida é Assim: a Música Brega em Pernambuco” (2017) e “A Estética do Videoclipe” (2013).

MARIANA LINS é doutoranda do PPGCOM-UFPE e integrante do Grupo de Pesquisa em Comunicação, Música e Cultura Pop (GruPop). Tem graduação em Jornalismo pela Universidade Católica de Pernambuco (Unicap) e mestrado em Comunicação pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Em 2018, participou de extensão universitária em missão discente na Universidade Federal Fluminense (UFF), através do Projeto PROCAD/Capes, e, entre 2019-2020, realizou estágio doutoral, como bolsista Capes, na Universidad de Oviedo (Espanha). Tem experiência na área de Jornalismo, com passagens pelas redações da Folha de Pernambuco e do Sistema Jornal do Commercio de Comunicação. Atua e tem interesse nas áreas de Estudos Culturais, Estudos de Gênero, envelhecimento, performance e música pop.

ALAN MANGABEIRA é professor do Departamento de Comunicação Social da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), doutor em Comunicação pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), com ênfase em Estética e Culturas da Imagem e do Som. Mestre em Comunicação e Culturas Midiáticas pela UFPB, e também graduado em Rádio e TV pela mesma instituição. Integra o Grupo de Pesquisa em Comunicação, Música e Cultura Pop (GruPop) na UFPE e o Laboratório de Pesquisa em Imagens, Corpos e Afecções (TATO) na UFPB. É fã e colecionador de Britney Spears desde 1998 e administrador do único portal ativo da cantora no Brasil (BritneyOnline.com.br). Desenvolve pesquisas etnográficas sobre corpos, espaços, experiências afetivas e fandoms na música pop. Autor do livro “Transmídia: Do Outro Lado do Espelho” (2014).

Título: Divas Pop: o corpo-som das cantoras na cultura midiática

Organizadores: Tiago Soares, Mariana Lins, Alan Mangabeira

Editora: Fafich/Selo PPGCOM/UFMG

Páginas: 266p.

Formato: PDF

Requisitos de sistema: Adobe Acrobat Reader

Modo de acesso: World Wide Web

ISBN 978-65-86963-20-5

Cadastre seu e-mail!

Cadastre seu e-mail e fique sabendo das novidades do Selo PPGCOM/UFMG