A violência contra a mulher na imprensa
Raquel Dornelas
O livro analisa os modos como dois grandes jornais brasileiros – o Jornal do Brasil e O Estado de S. Paulo – construíram narrativas sobre crime sexual contra a mulher ao longo de cem anos, entre 1910 e 2010. A autora parte das seguintes perguntas: como a violência sexual contra a mulher foi narrada por esses diários dentro do período elencado e por que foi narrada daquela forma? Como essas configurações narrativas foram sendo modificadas ao longo de cem anos no jornalismo brasileiro? E quais permanências puderam ser identificadas nesse conjunto de atos enunciativos? Para isso, são levantadas as seguinte hipóteses: a imprensa culpabiliza a vítima, trazendo à tona sua conduta pregressa e socialmente reprovável a fim de desqualificá-la, de desacreditar sua denúncia, bem como de minimizar a responsabilidade dos agressores. A segunda hipótese é de que existiria, em tais relatos, a predominância de um caráter voyeurista, pela via da exposição de detalhes dos corpos violentados e da privacidade da vítima. Em ambos os casos, ocorreria uma nova forma de violência contra a mulher.
Prefácio
Leticia Cantarela Matheus
Introdução
Capítulo 1
O crime sexual em 100 anos
Capítulo 2
O crime sexual em relato: mediações
Capítulo 3
O crime sexual no tempo: o fio semântico
Capítulo 4
Dos crimes sexuais aos crimes patriarcais
Conclusão
Referências
Raquel Dornelas é doutora em Comunicação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Mestre em Comunicação Social pela Universidade Federal de Minas Gerais. Graduada em Jornalismo e em Publicidade e Propaganda pela Universidade Vale do Rio Doce. Interessa-se pelas seguintes temáticas: jornalismo, narrativas, sociabilidade, historicidade, violência e acontecimento. Integra o grupo de pesquisadores do Grupo de Pesquisa em Imagem e Sociabilidade (Gris-UFMG). Possui experiência profissional em Comunicação Social, com ênfase em Jornalismo.
Título: Dos crimes sexuais aos crimes patriarcais: a violência contra a mulher na imprensa
Autoria: Raquel Dornelas
Editora: Fafich/ Selo PPGCOM UFMG
Ano de publicação: 2023
Edição: 1ª
Páginas: 240
Formato: PDF
ISBN: 978-65-86963-83-0
Como citar (ABNT 2):
DORNELAS, Raquel. Dos crimes sexuais aos crimes patriarcais: a violência contra a mulher na imprensa. Belo Horizonte: Fafich/ Selo PPGCOM UFMG, 2023, 240 p.
Cadastre seu e-mail e fique sabendo das novidades do Selo PPGCOM/UFMG