Olhares Transversais

Edição

Agentes e objetos

Ana Gruszynski
Bruno G. Martins
Márcio Souza Gonçalves

Edição: agentes e objetos expressa a maturidade acadêmica do grupo de pesquisadoras e pesquisadores que se reúnem nos congressos anuais da Intercom, desde 1994, no espaço destinado à Produção Editorial. Sendo uma área multidisciplinar, sua formação agregou pesquisas de segmentos do conhecimento comunicacional e de suas interfaces, com a História, o Design, a Biblioteconomia, a Educação, as Letras, dentre outras, transformando-se em espaço de encontros e trocas entre aqueles que se dedicam aos estudos do livro, das editoras e das leituras. Inicialmente restrita apenas ao mundo impresso, a área cresceu ao incorporar pesquisas pioneiras sobre as possibilidades e os desafios abertos pelas tecnologias digitais, atraindo novos estudiosos, não só das práticas, mas também das questões epistemológicas trazidas por essas transformações.” (Aníbal Bragança, Prefácio)

 

Prefácio

Aníbal Bragança

 

I – LEITURA E LEITORES

1. Leitura e construção de si

Isabel Travancas

2. Uma aventura de leitores no país metafórico dos livros

André Carlos Moraes

3. A leitura vem de dentro: sentidos no ato de ler em diferentes dispositivos

Marília de Araujo Barcellos

4. Era uma vez um Correio Infantil: o protagonismo do leitor na página das crianças do Correio do Povo (Porto Alegre, RS, 1958-1984)

Cida Golin

 

II – MATERIALIDADES E PRODUÇÃO DE SENTIDOS

5. Mapeando sentidos: texto, materialidade e leitura

Márcio Souza Gonçalves, Rafael de Oliveira Barbosa, Renata Prado Alves Silva

6. Harry Potter: do impresso às Enhanced Editions

Gabriela Gruszynski Sanseverino

7. As formas do (ciber)jornal

Gabriel Rizzo Hoewell, Patricia Lopes Damasceno, Ana Gruszynski

8. Re/vis-à-vis/tas serrote e WTW: uma incursão sociocultural no design gráfico editorial

Paulo Bernardo Vaz, Diego Belo

 

III – EDITORAS E EDIÇÃO

9. A diferença em presença: o livro bilíngue

Dorothée de Bruchard

10. A Sagração da Primavera: formação de conglomerados e coletivização da independência

José de Souza Muniz Jr.

11. Marketing de conteúdo: a busca das editoras brasileiras em aproximar e conquistar leitores

Danusa Almeida de Oliveira

12. Mulheres editoras de livros (literários): por um mapeamento preliminar no Brasil

Ana Elisa Ribeiro

 

IV – APROXIMAÇÕES HISTÓRICAS

13. A Gráfica de Artes S.A.

Thayz Guimarães

14. A figuração do circuito editorial no movimento romântico brasileiro

Rachel Bertol

15. Edições portuguesas censuradas no Brasil

Sandra Reimão

16. Livros de costume: entre a prensa, a geografia e a moda

Márlon Uliana Calza

17. Modulações tipográficas: o oral e o manuscrito na Gazeta dos Tribunaes (1843-1846)

Bruno Martins

Ana Gruszynski

Doutora em Comunicação. Professora do Programa de Pós-graduação em Comunicação e Informação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (PPGCOM-UFRGS). Pesquisadora do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Coordenadora do grupo de pesquisa Laboratório de Edição, Cultura e Design (LEAD).

Bruno Guimarães Martins

Professor no Departamento de Comunicação Social da UFMG. Atuou por 10 anos como diretor de arte e designer gráfico. É mestre em Comunicação pela UFMG e doutor em Literatura pela PUC-Rio. Autor dos livros Tipografia popular: potências do ilegível na experiência do cotidiano (2007) e Corpo sem cabeça: o tipógrafo-editor e a Petalógica (2018). Como pesquisador se interessa pela historia dos meios de comunicação, especialmente nas particularidades da formação de uma cultura impressa no Brasil.

Márcio Souza Gonçalves

Professor Associado da Faculdade de Comunicação Social da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (FCS/UERJ), pós-doutor em Comunicação pela UFMG e doutor e mestre em Comunicação e Cultura pela UFRJ. É líder do Grupo de Pesquisa Livros e Cultura Letrada, bolsista Prociência UERJ/FAPERJ e organizador dos livros Diálogos de comunicação e cultura (Editora da UFRN, 2014) e, em parceria com Eduardo Coutinho, Letra impressa – comunicação, cultura e sociedade (Sulina, 2009).

Título: Edição: agentes e objetos

Organizadores: Ana Gruszynski, Bruno Guimarães Martins e Márcio Souza Gonçalves

Editora: Fafich/Selo PPGCOM/UFMG

Cidade: Belo Horizonte

Ano de publicação: 2018

Edição: 1ª

Número de páginas: 393

Formato: PDF

ISBN: 978-85-54944-14-8

Cadastre seu e-mail!

Cadastre seu e-mail e fique sabendo das novidades do Selo PPGCOM/UFMG