Agentes e objetos
Ana Gruszynski
Bruno G. Martins
Márcio Souza Gonçalves
“Edição: agentes e objetos expressa a maturidade acadêmica do grupo de pesquisadoras e pesquisadores que se reúnem nos congressos anuais da Intercom, desde 1994, no espaço destinado à Produção Editorial. Sendo uma área multidisciplinar, sua formação agregou pesquisas de segmentos do conhecimento comunicacional e de suas interfaces, com a História, o Design, a Biblioteconomia, a Educação, as Letras, dentre outras, transformando-se em espaço de encontros e trocas entre aqueles que se dedicam aos estudos do livro, das editoras e das leituras. Inicialmente restrita apenas ao mundo impresso, a área cresceu ao incorporar pesquisas pioneiras sobre as possibilidades e os desafios abertos pelas tecnologias digitais, atraindo novos estudiosos, não só das práticas, mas também das questões epistemológicas trazidas por essas transformações.” (Aníbal Bragança, Prefácio)
Prefácio
I – LEITURA E LEITORES
1. Leitura e construção de si
2. Uma aventura de leitores no país metafórico dos livros
3. A leitura vem de dentro: sentidos no ato de ler em diferentes dispositivos
4. Era uma vez um Correio Infantil: o protagonismo do leitor na página das crianças do Correio do Povo (Porto Alegre, RS, 1958-1984)
II – MATERIALIDADES E PRODUÇÃO DE SENTIDOS
5. Mapeando sentidos: texto, materialidade e leitura
6. Harry Potter: do impresso às Enhanced Editions
7. As formas do (ciber)jornal
8. Re/vis-à-vis/tas serrote e WTW: uma incursão sociocultural no design gráfico editorial
III – EDITORAS E EDIÇÃO
9. A diferença em presença: o livro bilíngue
10. A Sagração da Primavera: formação de conglomerados e coletivização da independência
11. Marketing de conteúdo: a busca das editoras brasileiras em aproximar e conquistar leitores
12. Mulheres editoras de livros (literários): por um mapeamento preliminar no Brasil
IV – APROXIMAÇÕES HISTÓRICAS
13. A Gráfica de Artes S.A.
14. A figuração do circuito editorial no movimento romântico brasileiro
15. Edições portuguesas censuradas no Brasil
16. Livros de costume: entre a prensa, a geografia e a moda
17. Modulações tipográficas: o oral e o manuscrito na Gazeta dos Tribunaes (1843-1846)
Doutora em Comunicação. Professora do Programa de Pós-graduação em Comunicação e Informação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (PPGCOM-UFRGS). Pesquisadora do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Coordenadora do grupo de pesquisa Laboratório de Edição, Cultura e Design (LEAD).
Professor no Departamento de Comunicação Social da UFMG. Atuou por 10 anos como diretor de arte e designer gráfico. É mestre em Comunicação pela UFMG e doutor em Literatura pela PUC-Rio. Autor dos livros Tipografia popular: potências do ilegível na experiência do cotidiano (2007) e Corpo sem cabeça: o tipógrafo-editor e a Petalógica (2018). Como pesquisador se interessa pela historia dos meios de comunicação, especialmente nas particularidades da formação de uma cultura impressa no Brasil.
Professor Associado da Faculdade de Comunicação Social da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (FCS/UERJ), pós-doutor em Comunicação pela UFMG e doutor e mestre em Comunicação e Cultura pela UFRJ. É líder do Grupo de Pesquisa Livros e Cultura Letrada, bolsista Prociência UERJ/FAPERJ e organizador dos livros Diálogos de comunicação e cultura (Editora da UFRN, 2014) e, em parceria com Eduardo Coutinho, Letra impressa – comunicação, cultura e sociedade (Sulina, 2009).
Título: Edição: agentes e objetos
Organizadores: Ana Gruszynski, Bruno Guimarães Martins e Márcio Souza Gonçalves
Editora: Fafich/Selo PPGCOM/UFMG
Cidade: Belo Horizonte
Ano de publicação: 2018
Edição: 1ª
Número de páginas: 393
Formato: PDF
ISBN: 978-85-54944-14-8
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