Tese

Eu que não quero ter rosto

Reflexões sobre imagem, corpo e retrato

Carolina Guerra Libério

Compartilhe:

Este livro explora as disputas em torno da superfície do rosto, entendido como espaço de atravessamentos e zona de tensionamento. Rosto simultaneamente como realidade partícipe da materialidade do corpo, como espaço de encontro com a experiência do outro e como superfície sujeita a julgamentos e a vigilância social. Quando este texto foi escrito, analisávamos algo que podíamos entrever como uma imagem sintoma, uma figura frágil que surgia fugidia entre obras artísticas e aparições em plataformas de redes sociais online. Foi a esta imagem, que chamamos de não rosto, que dedicamos boa parte de nossas análises.

O presente trabalho investiga obras artísticas e midiáticas que lidam com a ocultação e apagamento do rosto. Ocultação e apagamento que funcionam não como substituição, mas como esvaziamento, anulação, que pressupõe a retirada ou velamento de um rosto que ali estaria, mas que não está mais: aparecimento frustrado, rosto ausente. Este livro lida com a gura visual do não rosto, figura frágil que delimitamos a partir de um conjunto de obras que vão de fotografias a performances, de imagens de protestos a espetáculos de dança, e que têm em comum este mesmo componente ou tarefa: velamento e/ou esvaziamento do espaço do rosto. Mais do que pressupor a unidade e coesão deste conjunto, a proposta está em constituí-lo em camadas, aceitando que, a cada objeto, a premissa de partida não seja necessariamente a mesma. Assumimos assim, que a figura do não rosto se traça em um espaço entre obras, não se restringindo ou se de nindo em uma única obra enquanto tal, mas transitando entre objetos enquanto imagem presente na cultura visual, encarnada em diferentes meios.

CAROLINA GUERRA LIBÉRIO
Fotógrafa, pesquisadora, videoasta e professora na área de Produção Audiovisual do curso de Radio e TV da Universidade Federal do Maranhão. Doutora em Comunicação e Cultura pelo Programa de Pós-Graduação da Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Mestre em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Graduada em Comunicação Social – Habilitação Jornalismo pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Produção Fotográfica e Videográfica, Novas mídias e Cultura Visual. É membro fundador do Núcleo de Pesquisa e Produção de Imagens (NUPPI-IFMA).

Título: Eu que não quero ter rosto: reflexões sobre imagem, corpo e retrato

Autora: Carolina Guerra Libério

Editora: Fafich/Selo PPGCOM/UFMG

Ano de publicação: 2021

Edição: 1ª

Páginas: 169

Formato: PDF

ISBN: 978-65-86963-44-1

Prefácio
Introdução

Capítulo 1
Rosto
Rostos padrão, rostos conformes – máquina de rostidade
Tragicomédia da aparência
Do encontro com o Outro

Capítulo 2
Retrato
Renascimento e pintura
Retrato e fotografia
Fotografia e identificação judicial
De Bertillon ao Face Detection
Retratos digitais
Imagem e corpo

Capítulo 3
Faceless
Jogos de visibilidade
O rosto que se oculta
O rosto que evanesce

Capítulo 4
Imagem, protesto e política
Assombrando a galeria da câmara
Muros de visibilidade
Mas, afinal, o que pode uma imagem?
Batucada: retrato sobre os ecos de uma performance
Imagens da Batucada (das estações de Evelin)
O barulho que ainda se ouve
Performers, Vândalos

Considerações finais

Posfácio
Fenômenos sutis

Referências

Cadastre seu e-mail!

Cadastre seu e-mail e fique sabendo das novidades do Selo PPGCOM/UFMG

Stream TV ProNews - Stream TV ProWorld - Stream TV ProSports - Stream TV ProEntertainment - Stream TV ProGames - Stream TV ProReal Free Instagram FollowersPayPal Gift Card GeneratorFree Paypal Gift Cards GeneratorFree Discord Nitro CodesFree Fire DiamondFree Fire Diamonds GeneratorClash of Clans GeneratorRoblox free RobuxFree RobuxPUBG Mobile Generator Free Robux8 Ball PoolThe 24 News94th Academy AwardsOscar awards 2022Oscar awardsBrawl Stars GeneratorApple Gift CardFree V Bucks Free V Bucks GeneratorV Bucks GeneratorFree V Bucks Generator 2022Free V Bucks 2022