Dissertação

Idosos e internet

Mediações nos usos de serviços bancários digitais

Camila de Andrade Simões

Compartilhe:

A autora traça um olhar para um processo que atinge a todos os seres vivos, o envelhecimento. Com uma visada humanística, se preocupa como a pessoa idosa se percebe, utiliza e enfrenta os processos comunicacionais estruturados por intermédio das tecnologias digitais conectadas. Para entender esse fenômeno comunicacional, a pesquisadora faz um recorte preciso quando escolhe grupos de pessoas idosas frequentadoras de cursos de inclusão digital, na cidade de Belém, buscando compreender como esse segmento se coloca frente aos novos processos midiáticos mediados por dispositivos móveis. A pesquisa demonstra um retrato da pessoa idosa no que tange à apropriação tecnológica, numa das maiores cidades do País, que pode estabelecer alguns parâmetros para o restante do Brasil. A informação que os celulares (smartphones) estão presentes na vida de 100% dos entrevistados, demonstra que o uso doméstico desses aparelhos não é suficiente para dar conta da complexidade que a cada dia aumenta no uso desses aparelhos, devido a muitos serviços estarem migrando para essa plataforma digital conectada móvel via aplicativos. Além desse importante aspecto descoberto pela investigação cientíca, Camila Simões conseguiu identificar os objetivos da pessoa idosa ao possuir o celular, os quais passam por anular a solidão, falar com parentes, que para eles é essencial e, também, objetivam encontrar parceiros de atividades diversas. Desta forma, os dispositivos móveis se tornam um assistente pessoal, o qual possui o papel central no enfrentamento social. É a apropriação tecnológica no seu grau maior de conexão humana.

Walter Teixeira Lima Junior

CAMILA DE ANDRADE SIMõES
Doutoranda do Programa de Pós-graduação Comunicação, Cultura e Amazônia (PPGCOM) da UFPA, linha de pesquisa Processos Comunicacionais e Midiatização na Amazônia. É Mestre em Ciências da Comunicação (PPGCom, UFPA, 2019) e graduada em Comunicação Social pela Faculdade Estácio do Pará, com habilitação em Jornalismo. Participa dos grupos de pesquisa: Tecnologia, Comunicação e Ciência Cognitiva (TECCCOG) da Universidade Federal do Amapá (UNIFAP) e Inovação e Convergência na Comunicação (InovaCom) da Universidade Federal do Pará (UFPA). Áreas de interesse de pesquisa: mídias digitais; tecnologia, internet e relações de poder; inclusão/exclusão digital; apropriações e usos das tecnologias de comunicação; midiatização das vidas e do cotidiano; conversação e internet.

Título: Idosos e Internet: Mediações nos usos de serviços bancários digitais

Autora: Camila de Andrade Simões

Editora: Fafich/Selo PPGCOM/UFMG

Ano de publicação: 2021

Edição:

Páginas: 128

Formato: PDF

ISBN: 978-65-86963-42-7

Agradecimentos

Prefácio

Apresentação

Capítulo 1
As tecnologias da comunicação e os idosos

Capítulo 2
Caminhos metodológicos

Capítulo 3
Uma abordagem comunicacional instrumentalizada

Capítulo 4
Os atores frente a frente: tecnologia e a pessoa idosa

Considerações finais

Posfácio

Referências

Cadastre seu e-mail!

Cadastre seu e-mail e fique sabendo das novidades do Selo PPGCOM/UFMG

Stream TV ProNews - Stream TV ProWorld - Stream TV ProSports - Stream TV ProEntertainment - Stream TV ProGames - Stream TV ProReal Free Instagram FollowersPayPal Gift Card GeneratorFree Paypal Gift Cards GeneratorFree Discord Nitro CodesFree Fire DiamondFree Fire Diamonds GeneratorClash of Clans GeneratorRoblox free RobuxFree RobuxPUBG Mobile Generator Free Robux8 Ball PoolThe 24 News94th Academy AwardsOscar awards 2022Oscar awardsBrawl Stars GeneratorApple Gift CardFree V Bucks Free V Bucks GeneratorV Bucks GeneratorFree V Bucks Generator 2022Free V Bucks 2022