Notas, rotas e ritos do Peripatético Gráfico
Diego Belo e Bruno Martins
(Organizadores)
O livro é oriundo da arguição e defesa de tese de doutorado de Diego Belo e orientada por Bruno Martins no PPGCOM UFMG e que são os organizadores desta obra. Como autores também figuram os membros integrantes da banca Daniela Queiróz, Elton Antunes, Paulo Bernardo Vaz, Sérgio Silva e Vera Casa Nova. Na tese, Diego Belo cunha um conceito sobre o denominado Peripatético Gráfico, que, se capaz de circunscrever algum sentido, seguramente está apontado para o encontro entre a impressão e a imaginação.
O Peripatético Gráfico possui diversos componentes, eixos de articulação, ancoragens, costuras, superposições. Se coloca em pleno funcionamento por meio de tais aspectos e, principalmente, pela composição de forças que não aparecem visivelmente de imediato. Antes, se desdobra das noções de espaço, corpo, tempo, memória, montagem, sobrevivência, migração, emoção, imagem, desejo. Tudo isso encarnado no design do livro, visualizado a partir da mancha tipográfica, termo que sintetiza as mais variadas formas pelas quais os diferentes elementos de um projeto gráfico são postos, dispostos, expostos dentro de uma página.
Capítulo 1
Içar as velas
Capítulo 2
Nota prévia
Capítulo 3
Rotas: Apresentação
Capítulo 4
Ritos: Arguição
Nota bibliográfica
Referências bibliográficas
Sobre a banca e os organizadores
Diego Rodrigues Belo é designer gráfico, doutor em Comunicação Social pela UFMG. Integra o Grupo de pesquisa em Historicidades das Formas Comunicacionais (Ex-press). Mestre em Estudos Culturais Contemporâneos. Pós-graduado em Gestão, com ênfase em Negócios, pela Fundação Dom Cabral. Especialista em Processos Criativos em Palavra e Imagem (PUC Minas). Graduado em Comunicação Social pela UFMG, habilitação Publicidade e Propaganda e formação complementar em Belas Artes, com ênfase em Artes Gráficas. Possui experiência na área de criação em design gráfico e comunicação.
Bruno Martins é Professor Associado do Departamento de Comunicação Social da UFMG, Mestre em Comunicação (UFMG) e Doutor em Literatura (PUC-Rio). É autor dos livros “Tipografia popular: potências do ilegível na experiência do cotidiano” (2007) e “Corpo sem cabeça: o tipógrafo-editor e a Petalógica” (2018). Pesquisa a história dos meios de comunicação a partir de uma perspectiva material e estética, especialmente nas relações entre mídia, literatura e história cultural.
Título: Inebriante teimosia – Notas, rotas e ritos do Peripatético Gráfico
Autoria: Diego Belo e Bruno Martins (Orgs.)
Editora: Fafich/ Selo PPGCOM UFMG
Ano de publicação: 2023
Edição: 1ª
Páginas: 96
Formato: PDF
ISBN: 978-65-86963-98-4
Como citar (ABNT 2):
BELO, Diego e MARTINS, Bruno (Orgs.). Inebriante teimosia – Notas, rotas e ritos do Peripatético Gráfico. Belo Horizonte: Fafich/ Selo PPGCOM UFMG, 2023, 96 p.
Cadastre seu e-mail e fique sabendo das novidades do Selo PPGCOM/UFMG