Uma perspectiva comparada sobre as relações de classe no cinema brasileiro contemporâneo
Amaranta Cesar
Cezar Migliorin
Cláudia Mesquita
Ismail Xavier
Mariana Souto
Roberta Veiga
Nessa pesquisa, Mariana Souto parte da observação de que há um certo retorno das questões de classe, tão frequentes no cinema brasileiro de outras épocas, no cinema contemporâneo do pós-retomada. Depois de uma virada subjetiva, da particularização do enfoque, de momentos em que esse assunto demandava menor atenção surge, nos anos 2000, uma nova geração de filmes que recolocam fortemente a problemática das classes sociais – ainda que em outros termos e sob outras formas em relação ao tempo do Cinema Novo, por exemplo. O interesse maior da tese se situa na contemporaneidade das formas do cinema brasileiro, mas volta e meia busca atar com seus antepassados.
BANCA DE DEFESA
Palavra da orientadora Cláudia Mesquita
Texto de Mariana Souto para apresentação do trabalho na sessão pública de defesa
Arguição do professor Ismail Xavier
Arguição do professor Cezar Migliorin
Arguição da professora Amaranta Cesar
Arguição da professora Roberta Veiga
ANEXO
Apresentação da tese [texto de abertura do trabalho escrito]
Professora adjunto de Cinema e Audiovisual da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB). Idealizou e coordena o Cachoeiradoc – Festival de Documentários de Cachoeira (BA). Coordena o Grupo de Estudos e Práticas em Documentário. Integrou a equipe de curadoria do Festival de Cinema Brasileiro de Brasília (2013, 2017, 2018). Tem participado de inúmeros festivais como júri, palestrante, conferencista.
Professor do Departamento de Cinema e membro do Programa de Pós-Graduação em Cinema e Audiovisual na Universidade Federal Fluminense (UFF). Coordenador do projeto nacional de cinema, educação e direitos humanos: Inventar com a Diferença. Foi professor visitante na Universidade de Salzburg na Áustria e na Universidade Louis Loumière – Lyon II, na França.
É professora adjunta da Universidade Federal de Minas Gerais. Foi documentarista do Centro de Estudos da Metrópole e professora da Universidade Federal de Santa Catarina. Tem experiência nas áreas de Comunicação e Cinema, com ênfase em Comunicação e Estética do Audiovisual, atuando principalmente nos seguintes temas: narrativas audiovisuais, cinema documentário e cinema brasileiro.
Professor associado da Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Cinema, atuando principalmente nos seguintes temas: cinema, cinema brasileiro, cinema moderno e contemporâneo, teoria e história do cinema, cinema e teatro, cinema e pintura, cinema e fotografia, cinema e fotografia.
Pós-doutoranda na ECA-USP, sob supervisão de Ismail Xavier. Doutora em Comunicação Social pela Universidade Federal de Minas Gerais, com tese premiada pela Capes. Foi professora do Centro Universitário UNA e professora substituta da UFMG na área de Narrativas Audiovisuais. Pesquisa cinema brasileiro, documentário, política, classes sociais. Ministra oficinas de cinema, trabalha como diretora de arte e figurinista e possui experiência em curadoria e crítica cinematográfica.
É professora adjunta do Departamento de Comunicação Social da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas, da Universidade Federal de Minas Gerais (FAFICH-UFMG). Leciona disciplinas ligadas às teorias da imagem, cinema, estética, cultura e política, e metodologia de pesquisa no curso de Graduação em Comunicação Social e Programa de Pós-Graduação, da mesma instituição. É editora da revista Devires – Cinema e Humanidades (publicação da UFMG) e consultora acadêmica do Forumdoc (Festival do Filme Documentário e Etnográfico).
Título: Infiltrados e invasores: uma perspectiva comparada sobre as relações de classe no cinema brasileiro contemporâneo
Autores: Amaranta Cesar, Cezar Migliorin, Cláudia Mesquita, Ismail Xavier, Mariana Souto e Roberta Veiga
Editora: Fafich/Selo PPGCOM/UFMG
Cidade: Belo Horizonte
Ano de publicação: 2016
Edição: 1ª
Número de páginas: 79
Formato: PDF
ISBN: 978-85-62707-89-6
Cadastre seu e-mail e fique sabendo das novidades do Selo PPGCOM/UFMG