Olhares Transversais

Limiar e partilha

Uma experiência com filmes brasileiros

Roberta Veiga
Carla Maia
Victor Guimarães

Durante dois anos (2011-2012), um grupo de pesquisadores composto por estudantes e professores do Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social da UFMG apostou em uma experiência coletiva: encontros quinzenais, para assistirem juntos a filmes brasileiros que circulavam entre eles e em seguida  comentá-los. O “laboratório”, quando não a sala de aula, era uma pequena e intimista sala de projeção na Associação Filmes de Quintal, num sobrado da Avenida Brasil, em Belo Horizonte. A proposta era novidade para o grupo, que já se reunia desde 2007. Suas discussões sempre giraram em torno das diversas manifestações do audiovisual contemporâneo, atravessando domínios distintos como a fotografia, o cinema, as artes visuais. Os textos teóricos eram grata companhia, por vezes um mesmo livro orientava vários encontros, noutras um só conceito rendia meses de discussão. Contudo, ainda não havia sido proposto, como metodologia de trabalho, o contato primeiro com as obras, através de um espaço comum de espectatorialidade, onde a cada vez um pesquisador poderia apresentar e iniciar uma conversa sobre um filme.

Tal método era uma forma de tornar vivo, de transformar em experiência, um pensamento que sempre uniu o grupo: o de que é preciso apostar em formas de partilha, se o que se quer é (re)criar os elos entre a estética e a política. O espírito da pólis habitava os encontros, todos falavam livremente sobre suas ideias, iguais em suas diferenças. Isso não significa dizer que não havia embate, dificuldade. Estabelecidos uma presença e um limite (o filme), era preciso lidar com aquela materialidade e com o que estava além dela: os possíveis extracampos, o real que atravessa as imagens sem jamais ser contido por elas, o pathos da espectatorialidade, os anseios poéticos e a necessidade de organização do pensamento. Emergia um sem-fim de questões que não encontrava facilmente respostas. Insistia-se, contudo, na travessia. Era preciso tentar, era preciso, sobretudo, inventar.  Fazer jus ao nome do grupo, Poéticas da Experiência.

Este livro nasce dessa travessia, da experiência de estar reunido quando o contato com a obra acontece. Ainda que organizado a partir dos filmes assistidos e comentados, a publicação não é o mero registro ou relato das discussões. Sua invenção é, em si mesma, uma outra experiência, que se dobra sobre a primeira, porém inaugura também um gesto novo e autônomo.

Apresentação

1. A falta que me faz: aproximações possíveis

Carla Maia e Cristiane Lima

2. Doméstica: retrato, ponto de vista e posições de classe no cinema documental

Cláudia Mesquita e Mariana Souto

3. O cinema-processo de Vincent Carelli em Corumbiara

Bernard Belisário e Clarisse Castro Alvarenga

4. Potências da contaminação: A Cidade é uma só?

Victor Guimarães e Tatiana Hora

5. Rastro e aura em Diário de uma busca

Anna Karina Bartolomeu e Roberta Veiga

6. O cinema desabrigado e experiências no presente: figurações da vida (em) comum em Transeunte e O céu sobre os ombros

César Guimarães e Fernanda Salvo

Roberta Veiga

Professora adjunta do Departamento de Comunicação Social da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas, da Universidade Federal de Minas Gerais (FAFICH-UFMG). Doutorou-se em Comunicação também pala UFMG (2008), com a tese intitulada A estética do confinamento: o dispositivo no cinema contemporâneo. Possui mestrado em Comunicação pela mesma instituição (1998).

Carla Maia

Ensaísta e pesquisadora de cinema, atua também como professora, curadora e produtora. Doutora em Comunicação Social pela FAFICH/UFMG, com período sanduíche na Tulane University, em New Orleans (EUA). Integra o corpo docente do Instituto de Comunicação e Artes e do curso de Pós-graduação em Produção Audiovisual: Documentário, ambos do Centro Universitário UNA.

Victor Guimarães

Graduado, mestre e doutorando em Comunicação Social pela Universidade Federal de Minas Gerais. Crítico da revista Cinética, ex-professor da graduação em Cinema e Audiovisual do Centro Universitário UNA e integrante do grupo de pesquisa Poéticas da Experiência (UFMG).

Título: Limiar e partilha: uma experiência com filmes brasileiros

Organizadores: Roberta Veiga, Carla Maia e Victor Guimarães

Editora: Fafich/Selo PPGCOM/UFMG

Cidade: Belo Horizonte

Ano de publicação: 2015

Edição: 1ª

Número de páginas: 175

Formato: PDF

ISBN: 978-85-62707-71-1

Palavras-chave: cinema;cinema brasileiro;crítica;

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