Dimensões teóricas e aplicações empíricas
Carlos Alberto Carvalho
“Escrever sobre midiatização, como dito, é uma ousadia. Bem-vinda, neste caso, ao mostrar as possibilidades interpretativas do conceito em suas várias interfaces teóricas e metodológicas. O espectro de elementos compreendidos por essa concepção pode ser amplo, certamente, mas o livro mostra também o aspecto crítico envolvido em sua operacionalização. Nesse sentido, trata-se de uma preciosa oportunidade de ver a pesquisa em ação, com algo que transcende a compreensão de uma teoria, oferecendo a vivência do conceito.”
Apresentação – Midiatização: a vivência do conceito
Prefácio – Por que midiatização e textualidades?
PARTE 1: DIMENSÕES TEÓRICAS
Midiatização: investigações brasileiras e europeias e o midiacentrismo
Reflexões astronômicas sobre a midiatização
PARTE 2 – APLICAÇÕES EMPÍRICAS
Midiatizando a mídia: os “Instant Articles” e a força de moldagem do Facebook sobre o jornalismo
Midiatização em conflito: reflexões sobre a Guerra do Golfo no cinema de Harun Farocki
Mídia e terrorismo: as estratégias de grupos terroristas para a manutenção do poder numa sociedade midiatizada
Memória e midiatização: livros-reportagem como guardiões da memória de um tempo?
#InternetJusta ou #InternetSobAtaque? Midiatização e estatuto de conectividade na internet
Juventude e participação política: os processos de midiatização e de construção do discurso em torno do movimento “Não Fechem Minha Escola”
Midiatização como universo ideal da Narrativa Transmídia
“Bioshock”: o mundo compactado e a midiatização da memória
Self, suor e exposição da vida íntima: a imagem de Gabriela Pugliesi no contexto da midiatização
#Deixamos o não em casa e saímos com o nunca. Midiatização na Publicidade: a centralidade da mídia X a força dos textos
A midiatização da experiência religiosa: uma análise do Instagram da Igreja Batista Lagoinha Savassi
Midiatização na ciência: a controvérsia da “pílula do câncer”
“Casos de Família” e os sentidos da midiatização das práticas psi
Professor adjunto do Departamento de Comunicação Social da Universidade Federal de Minas Gerais, na graduação e no Programa de Pós-Graduação em Comunicação, onde desenvolve pesquisas sobre Jornalismo, Narrativa, Aids, Homofobia e Relações de Gênero, com financiamentos da Fapemig, da Capes e do CNPq. É um dos coordenadores do Grupo de Estudos Tramas Comunicacionais: Narrativa e Experiência, com artigos publicados em periódicos e capítulos de livros, além de livros publicados individualmente, em colaboração e como organizador. Doutor em Comunicação pela Universidade Federal de Minas Gerais e pós-doutor pela Universidade do Minho, Portugal. Pesquisador 2 do CNPq.
Título: Midiatização e textualidades: dimensões teóricas e aplicações empíricas
Organizador: Carlos Alberto de Carvalho
Editora: Fafich/Selo PPGCOM/UFMG
Cidade: Belo Horizonte
Ano de publicação: 2017
Edição: 1ª
Número de páginas: 348
Formato: PDF
ISBN: 978-85-62707-95-7
Cadastre seu e-mail e fique sabendo das novidades do Selo PPGCOM/UFMG