Olhares Transversais

Midiatização e textualidades

Dimensões teóricas e aplicações empíricas

Carlos Alberto Carvalho

“Escrever sobre midiatização, como dito, é uma ousadia. Bem-vinda, neste caso, ao mostrar as possibilidades interpretativas do conceito em suas várias interfaces teóricas e metodológicas. O espectro de elementos compreendidos por essa concepção pode ser amplo, certamente, mas o livro mostra também o aspecto crítico envolvido em sua operacionalização. Nesse sentido, trata-se de uma preciosa oportunidade de ver a pesquisa em ação, com algo que transcende a compreensão de uma teoria, oferecendo a vivência do conceito.”

Apresentação – Midiatização: a vivência do conceito

Luís Mauro Sá Martino

Prefácio – Por que midiatização e textualidades?

Carlos Alberto de Carvalho

 

PARTE 1: DIMENSÕES TEÓRICAS

Midiatização: investigações brasileiras e europeias e o midiacentrismo

Carlos Alberto de Carvalho

Reflexões astronômicas sobre a midiatização

José Antônio Ferreira Cirino

 

PARTE 2 – APLICAÇÕES EMPÍRICAS

Midiatizando a mídia: os “Instant Articles” e a força de moldagem do Facebook sobre o jornalismo

Amanda Chevtchouk Jurno

Midiatização em conflito: reflexões sobre a Guerra do Golfo no cinema de Harun Farocki

Luís Felipe Flores

Mídia e terrorismo: as estratégias de grupos terroristas para a manutenção do poder numa sociedade midiatizada

José Tarcísio da S. Oliveira Filho

Memória e midiatização: livros-reportagem como guardiões da memória de um tempo?

Leylianne Alves Vieira

#InternetJusta ou #InternetSobAtaque? Midiatização e estatuto de conectividade na internet

Polyana Inácio Rezende Silva

Juventude e participação política: os processos de midiatização e de construção do discurso em torno do movimento “Não Fechem Minha Escola”

Francine Altheman

Midiatização como universo ideal da Narrativa Transmídia

Lívia de Pádua Nóbrega

“Bioshock”: o mundo compactado e a midiatização da memória

Rodrigo Campanella G. Barbosa

Self, suor e exposição da vida íntima: a imagem de Gabriela Pugliesi no contexto da midiatização

Fernanda de Faria Medeiros

#Deixamos o não em casa e saímos com o nunca. Midiatização na Publicidade: a centralidade da mídia X a força dos textos

Letícia Alves Lins

A midiatização da experiência religiosa: uma análise do Instagram da Igreja Batista Lagoinha Savassi

Bruno Menezes Andrade Guimarães

Midiatização na ciência: a controvérsia da “pílula do câncer”

Aline Bastos, Verônica Soares da Costa

“Casos de Família” e os sentidos da midiatização das práticas psi

Rafael Barbosa Fialho Martins

Carlos Alberto de Carvalho

Professor adjunto do Departamento de Comunicação Social da Universidade Federal de Minas Gerais, na graduação e no Programa de Pós-Graduação em Comunicação, onde desenvolve pesquisas sobre Jornalismo, Narrativa, Aids, Homofobia e Relações de Gênero, com financiamentos da Fapemig, da Capes e do CNPq. É um dos coordenadores do Grupo de Estudos Tramas Comunicacionais: Narrativa e Experiência, com artigos publicados em periódicos e capítulos de livros, além de livros publicados individualmente, em colaboração e como organizador. Doutor em Comunicação pela Universidade Federal de Minas Gerais e pós-doutor pela Universidade do Minho, Portugal. Pesquisador 2 do CNPq.

Título: Midiatização e textualidades: dimensões teóricas e aplicações empíricas

Organizador: Carlos Alberto de Carvalho

Editora: Fafich/Selo PPGCOM/UFMG

Cidade: Belo Horizonte

Ano de publicação: 2017

Edição: 1ª

Número de páginas: 348

Formato: PDF

ISBN: 978-85-62707-95-7

Cadastre seu e-mail!

Cadastre seu e-mail e fique sabendo das novidades do Selo PPGCOM/UFMG