Limiares

Ñe’ẽ Tee Rekove = Palavra Verdadeira Viva

Valdomiro Flores
Tereza Amarilia Flores
Luciana de Oliveira

Compartilhe:

O livro reúne e sistematiza parte dos conhecimentos e do vasto patrimônio imaterial do povo indígena Kaiowá a partir de um amplo repertório de cantos-rezas (ñembo’e puku, guahu e kotyhu), narrativas míticas, reflexões filosóficas e testemunhos históricos do casal de xamãs Valdomiro Flores e Tereza Amarília Flores, ativados cotidianamente na retomada de Guaiviry/Mato Grosso do Sul/Brasil, reunidos em acervos etnográficos e ações de comunicação compartilhadas com a pesquisadora Luciana de Oliveira.

Esse livro, junto com outras iniciativas, é um intento de colaborar para a maior visibilização dos inúmeros conhecimentos e formas filosóficas que intelectuais indígenas detêm e de sua luta pela terra, por direitos, pelas condições de fazer viver tais conhecimentos. É também um desejo de alertar sobre as consequências nefastas que sofrem os povos Guarani e Kaiowá e demais nações indígenas diante da falta de respeito aos seus direitos. A população brasileira, por inúmeros motivos, desconhece essa luta ou a conhece apenas pelo ponto de vista de quem age contra os indígenas –, sob bandeiras como a do Progresso, da Salvação e da Ciência – perdendo a chance de construção de um luto coletivo e de uma memória histórica mais completa e elaborada sobre o que nós somos como nação.

VALDOMIRO FLORES é rezador, agricultor, cantor, conhecedor e manipulador de remédios com a utilização de plantas do cerrado (matas, campos e brejos), benzedor. Nasceu em Amambai-MS em 1934, filho de Quirina Vasquez e Antônio Flores, sobrinho do grande líder político e espiritual, Alberto Vasquez. É casado com Tereza Marília, com quem teve 10 filhos, cinco deles vivos e trabalhando junto com Valdomiro nos roçados do Guaiviry Yvy Pyte Yjere, território original onde viveram seus pais e os pais de sua esposa e do qual participou ativamente da retomada em 2011. Detém uma característica muito valorizada em sua maestria de rezador: ele o é por nascimento e não por um processo de formação e aprendizado vindos de outros rezadores. Manifestou, desde criança muito pequena, as habilidades para o diálogo com Ñanderu Guasu e as qualidades do mbareté (força espiritual) e aguyjé (perfeição). Outra característica de extremo valor em sua prática xamânica é que possui um vasto repertório dos cantos Kotyhu e Guahu), domínio dos rituais de cantos longos (ñembo’e puku) para alçar os quinze patamares celestiais, especialmente realizados nas quintas-feiras de todas as semanas e o domínio de nominação das crianças.

TEREZA AMARILIA FLORES é rezadora, agricultora, cantora, conhecedora e manipuladora de remédios com a utilização de plantas do cerrado (matas, campos e brejos) , exímia preparadora do ka˜gu˜i, bebida ritual Kaiowá feita de milho (branco e amarelo), batata, batata-doce, mandioca ou frutas. Mestra e Doutora nos saberes e fazeres do povo Kaiowa, formou-se junto com seu companheiro, o xamã Ñanderu Valdomiro Flores (falecido em 2016). Conhecedora dos cantos ñembo’e puku, guahu e kotyhu , além de amplo repertório de histórias-mitos, da memória de técnicas construtivas, artísticas e de conduta do “tempo antigo”. Testemunhou o violento histórico de luta pela terra e atuou na resistência linguística, cultural, existencial dos povos Ñandeva e Kaiowa no Mato Grosso do Sul. Dona Tereza atuou nas rezas longas realizadas junto com seu marido (depois de seu falecimento, junto com os netos) durante mais de oitenta anos, tendo idade estimada em torno de 100 anos atualmente. Seu reconhecimento como autoridade não se restringe à comunidade do Tekoha Guaiviry, território retomado e auto-demarcado por sua família extensa e ampla rede de parentela, mas aos locais onde residiu como a Reserva Amambai no município de Amambai-MS e diversos territórios indígenas no Paraguai, onde residiu por mais de 20 anos, junto aos Pa’i Tavyterã, como é conhecido o povo Kaiowa do outro lado da fronteira. É co-autora do livro Te’e: Rezas e Filosofia Kaiowa (2020), consultora e revisora do projeto de pesquisa “Regimes de Conhecimento e Formas de Vida na Universidade: experiências e experimentos cosmopolíticos em face de conhecimentos tradicionais e outras epistemologias do (in)visível” junto com a profa. Luciana de Oliveira (professora parceira de Tereza em sua atuação na disciplina Políticas da Terra da Formação Transversal em Saberes Tradicionais da UFMG em 2018).

LUCIANA DE OLIVEIRA trabalha desde 2012 com a comunidade Kaiowá de Guaiviry Yvy Pyte Yjere e com a organização dos Aty Guasu Guarani-Kaiowá no Brasil com produções em cinema, artes visuais, redes digitais e editoriais. Atuou como curadora do Festival de Inverno da UFMG (2012, 2013 e 2014). Desde 2013 é impulsionadora do coletivo Bordados pela Paz Guarani e Kaiowá Brasil com o qual participou, junto com os cineastas de Guaiviry e o filme Ava Marangatu, da exposição How to talk with birds, trees, fish, shells, snakes, bulls and lions no Hamburger Bahnhof Museum (2018/2019). Ganhou o Prêmio Funarte de Arte Contemporânea (2015) pelo projeto curatorial e expográfico de Malungo == Irmãos de Barco. Carrancas de Mestre Orlando e Paulo Nazareth. É co-organizadora do livro Ñe’e Tee Rekove/Palavra Verdadeira Viva (2020) junto com o casal de xamãs Valdomiro Flores e Tereza Amarília Flores e co-autora do livro Tee: amboe oguahema omburahei ha oñembosarai haguã/Descendentes: Outros que chegam para rezar e brincar junto com Paulo Nazareth.

Título: Ñe’ẽ Tee Rekove = Palavra Verdadeira Viva

Organizadores: Valdomiro Flores, Tereza Amarilia Flores, Luciana de Oliveira.

Editora: Fafich/Selo PPGCOM/UFMG

Cidade: Belo Horizonte

Edição: 1ª

Número de páginas: 703

Formato: PDF

ISBN: 978-65-86963-02-1

ÑE’Ê TENONDEGUA
Apresentação
Luciana de Oliveira

PREFASIO
Prefácio
José Jorge de Carvalho

ÑEMBO’E PUKU
Reza Longa
Valdomiro Flores ha Tereza Amarília Flores

GUAHU | GUAHU ÑANERETÃ
Guahu | Guahu Ñaneretã
VALDOMIRO OGUAHU
Valdomiro canta Guahu
VAGNER E ANAILSON OGUAHU
Vagner e Anailson cantam Guahu
ÑA JOSEFA VILHALVA OGUAHU
Dona Josefa Vilhalva canta guahu

KOTYHU | KOTYHU YPYKUE
Kotyhu | Kotyhu Ypykue
VALDOMIRO FLORES OKOTYHU
Valdomiro Flores canta Kotyhu
BONIFÁCIO FLORES OKOTYHU
Bonifácio Flores canta Kotyhu

ÑA JEMERCIA BENITES OKOTYHU
Dona Jemercia Benites canta Kotyhu

PA ÑEMOÑE’Ê
Decálogo
YVY YPY, MBOHAPY YVY, YVY ÑORAIRÕ
A terra originária, as tres terras, a guerra pela terra
YMÃ GUARE
O tempo antigo
TEKO PORÃ
Bom Viver
TESÃI HA HASY
Saúde e doença
ÑEMBO’E HA KOKUE REHEGUA
Sobre a Reza e a Roça
CHE AMBA GUÃIVIRY
Guaiviry é meu lugar
ÑANDERU IMBA’E
Instrumentos do rezador
HAIHU HA ÑAIRÕ REHEGUA
Sobre o amor e a guerra
KAIOWA MBO’E RETA ITE (VALDOMIRO HA TEREZA OÑOMONGETA MICHIMI)
A verdadeira escola kaiowá (fragmento de diálogo entre Valdomiro e Tereza)
TUPÃ YRYVERA MIRĨ
Tupã Yryvera Mirĩ

POSFASIO
Posfácio
Luciana de Oliveira
MBA’ÉICHA OJEJAPO KO LIVRO
Como foi feito esse livro
PETEĨ ÑEMANDU’A MBYKYMI KAIOWA OHASA
VA’EKUE OÑEMOMBARETÉVO IJYVY KUÉRA REHEHÁPE
KO MATO GROSSO DO SULPE
Breve histórico-testemunhal sobre a luta pela terra guarani e kaiowá no Mato Grosso do Sul
ÑEMBO’E PUKU, GUAHU HA KOTYHU REHEGUA
Sobre os cantos

KUATIA ÑE’Ê NOHÊHARA KUÉRA REHEGUA
Biografias

Anexo I

KUATIA ÑE’Ê RYSÝI
Referencias

Cadastre seu e-mail!

Cadastre seu e-mail e fique sabendo das novidades do Selo PPGCOM/UFMG

Stream TV ProNews - Stream TV ProWorld - Stream TV ProSports - Stream TV ProEntertainment - Stream TV ProGames - Stream TV ProReal Free Instagram FollowersPayPal Gift Card GeneratorFree Paypal Gift Cards GeneratorFree Discord Nitro CodesFree Fire DiamondFree Fire Diamonds GeneratorClash of Clans GeneratorRoblox free RobuxFree RobuxPUBG Mobile Generator Free Robux8 Ball PoolThe 24 News94th Academy AwardsOscar awards 2022Oscar awardsBrawl Stars GeneratorApple Gift CardFree V Bucks Free V Bucks GeneratorV Bucks GeneratorFree V Bucks Generator 2022Free V Bucks 2022