Ensaios

Pequena máquina anti-hierárquica

Entrevista sobre o Método da Cena

Jacques Rancière

Ângela Marques e Marco Aurélio Máximo Prado
(organizadores e entrevistadores)

O autor define a cena como uma operação de desmontagem de legibilidades hegemônicas e hierárquicas, reforçando o fato de que ela faz funcionar o método da igualdade, um método de reorganização do sensível e que alimenta uma pequena máquina de interrupção da explicação usual da ordenação daquilo que vemos, ouvimos e dizemos. A cena entrelaça um conjunto de fios, de elementos, de fluxos, de corpos e objetos heterogêneos: ela os aproxima, os tensiona, altera seu posicionamento no tempo, no espaço, nos processos de aparição. Ela é, sobretudo, uma ruptura com a previsibilidade e a criação de fabulações experimentais e dissidentes.

Apresentação

Parte I
O surgimento do conceito de cena como operador do método da igualdade

Parte II
Montagem da cena

Parte III
Tempo, experiência e fabulação

Parte IV
A cena e o processo de subjetivação

Obras de Jacques Rancière relacionadas ao tema do método da cena

Sobre o autor e os organizadores e entrevistadores

Jacques Rancière é professor emérito da filosofia da Uni- versidade de Paris VIII, Vincennes, Saint-Dennis e suas pesquisas tratam das relações entre estética e política.

Organizadores e entrevistadores:

Ângela Cristina Salgueiro Marques: Professora Associada do Departamento de Comunicação Social da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e Docente do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UFMG. É Doutora e Mestra em Comunicação Social pela UFMG. Realizou pós-doutorado em Comuni- cação e em Ciências Sociais em Grenoble (França) junto ao Groupe de Recherche sur les Enjeux de la Communication (Institut de Communi- cation et Medias – Université Stendhal). Integra os grupos de pesquisa MARGEM – Grupo de Pesquisa em Democracia e Justiça (UFMG); Grupo de Pesquisa em Discursos e Estéticas da Diferença (DIZ, UFV); Grupo de Pesquisa Corpo, imagem e sociabilidade (UTP) e Teorias e Processos da Comunicação (Faculdade Cásper Líbero). É coautora dos livros Apelos solidários (Intermeios, 2017), escrito com Angie Biondi; Diálogos e Dissidências: M. Foucault e J. Rancière (Appris, 2018), com Marco Aurélio Máximo Prado; Ética, Mídia e Comunicação (Summus, 2018), com Luis Mauro Sá Martino. É organizadora dos livros Vulne- rabilidades, justiça e resistências nas interações comunicativas (SELO PPGCOM, 2018) e Imagens e Alteridades (SELO PPGCOM, 2019).

Marco Aurélio Máximo Prado: Professor Associado do Departamento de Psicologia da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e Docente do Programa de Pós Gradu- açao em Psicologia da UFMG. É Doutor e Mestre em Psicologia Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP). Realizou estágio doutoral junto ao Departamento de Sociologia da City Univer- sity of New York (CUNY) e pós-doutorado na Cátedra de Estudos Brasi- leiros na University of Massachusets/Amherst pela Fundação Fulbright. É coordenador do Núcleo de Direitos Humanos e Cidadania LGBT+ da UFMG e integra o Núcleo de Psicologia Política da Universidade Federal de Alagoas e o Grupo de Pesquisa Afetad@s: Sexualidades, Cuidado e Políticas públicas da Universidade Federal de Uberlandia (UFU). É coautor do livro Diálogos e Dissidências: M. Foucault e J. Rancière (Appris, 2018) com Ângela Cristina Salgueiro Marques, autor do livro Ambulare (SELO PPGCOM, 2018) e de vários artigos cientí cos bem como co-organizador por dossiês temáticos em diferentes revistas cientí cas. É editor auxiliar da Revista Psicologia Política e atualmente é presidente da Associação Nacional de Pesquisa e Pós Graduação em Psicologia (ANPEPP). Bolsista CNPq.

Título: Pequena máquina anti-hierárquica: entrevista sobre o método da cena

Autor: Jacques Rancière

Organizadores e entrevistadores: Ângela Marques, Marco Aurélio Máximo Prado

Editora: Fafich/Selo PPGCOM/UFMG

Formato: PDF

Requisitos de sistema: Adobe Acrobat Reader

Modo de acesso: World Wide Web

ISBN: 978-65-86963-36-6

Palavras-chave: comunicação, filosofia, ciências sociais

Cadastre seu e-mail!

Cadastre seu e-mail e fique sabendo das novidades do Selo PPGCOM/UFMG