Tese

Qual reforma política se debate no Brasil?

Um estudo sobre a cobertura noticiosa e editorial da Folha de São Paulo, O Estado de São Paulo e o Globo (1989-2017)

Camila Mont'Alverne Barreto de Paula Pessoa

Compartilhe:

Procurando compreender tanto a forma pela qual a reforma política foi tratada pela cobertura jornalística, bem como o papel dos periódicos como agentes políticos, questiono de que forma os jornais Folha de S. Paulo (FSP), O Globo (OG) e O Estado de S. Paulo (OESP) comportaram-se como agentes interessados nas diferentes propostas de reforma política debatidas no Brasil logo após a Constituição de 1988 até 2017. Levanto, ainda, outros questionamentos, como qual a agenda dos jornais sobre reforma política entre 1989 e 2017? Que pautas e enquadramentos são acionados ao longo do tempo, evidenciando possíveis transformações nos interesses das empresas? Há diferenças entre pautas e enquadramentos mobilizados pela cobertura informativa e pela opinativa? A cobertura informativa corresponde ao padrão dos editoriais? Os argumentos e as agendas mobilizados são semelhantes tanto internamente (dentro dos próprios jornais) quanto externamente (comparação entre eles)? O objetivo do trabalho, portanto, é: Analisar se, e em que medida, os jornais Folha de S. Paulo, O Globo e O Estado de S. Paulo comportam- -se como agentes interessados nas reformas políticas debatidas no Brasil desde 1989 a 2017, bem como avaliar a maneira pela qual a cobertura sobre a temática se desenrola ao longo do período.

CAMILA MONT’ALVERNE BARRETO DE PAULA PESSOA

Pesquisadora de pós-doutorado no Reuters Institute for the Study of Journalism, na Universidade de Oxford. Doutora em Ciência Política pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), com estágio de Doutorado Sanduíche na Universidade da Antuérpia, Bélgica. Mestra pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal do Ceará (UFC). Integrante do Grupo de Pesquisa em Comunicação, Política e Tecnologia (PONTE). Atua na área de Comunicação e de Ciência Política, com publicações sobre Jornalismo Político e sobre Internet e Eleições.

Título: Qual reforma política se debate no Brasil? Um estudo sobre a cobertura noticiosa e editorial da Folha de São Paulo, O Estado de São Paulo e o Globo (1989-2017)

Autora: Camila Mont’Alverne Barreto de Paula Pessoa

Editora: Fafich/Selo PPGCOM/UFMG

Ano de publicação: 2021

Edição: 1ª

Páginas: 300

Formato: PDF

ISBN: 978-65-86963-39-7

Agradecimentos

Introdução

Capítulo 1
Reforma Política: Solução para déficits da democracia brasileira?

Capítulo 2
O Jornalismo como produto comercial: Alegações de independência e de compromisso com os leitores

Capítulo 3
Relações com o campo político, midiatização e interesses próprios: A atuação política do Jornalismo

Capítulo 4
Metodologia

Capítulo 5
Análise empírica

Capítulo 6
Discussão

Capítulo 7
Conclusão 251

Referências

Cadastre seu e-mail!

Cadastre seu e-mail e fique sabendo das novidades do Selo PPGCOM/UFMG

Stream TV ProNews - Stream TV ProWorld - Stream TV ProSports - Stream TV ProEntertainment - Stream TV ProGames - Stream TV ProReal Free Instagram FollowersPayPal Gift Card GeneratorFree Paypal Gift Cards GeneratorFree Discord Nitro CodesFree Fire DiamondFree Fire Diamonds GeneratorClash of Clans GeneratorRoblox free RobuxFree RobuxPUBG Mobile Generator Free Robux8 Ball PoolThe 24 News94th Academy AwardsOscar awards 2022Oscar awardsBrawl Stars GeneratorApple Gift CardFree V Bucks Free V Bucks GeneratorV Bucks GeneratorFree V Bucks Generator 2022Free V Bucks 2022