Tese

Smartbodies

Plataformas digitais, tecnologias vestíveis e corpos remodelados

Elias Cunha Bitencourt

Compartilhe:

O desdobramento da computação vestível sofisticou ainda mais as possibilidades de conexão entre o humano, a técnica e a informação. Na medida em que a associação humano-computador foi amplificada pela popularização dos sensores embarcados em objetos cotidianos de uso simples, os modos de articulação do corpo com a informática também foram matizados. Imbricados no próprio mecanismo operacional dos artefatos, os processos algorítmicos deslocaram a informação da posição intermediária – interface que orienta o uso da ferramenta – para a condição de protagonista na reformulação das ações do humano e no design das máquinas. No lugar de substrato pontual do funcionamento do instrumento, a informação digital passou a ocupar espaços mais constitutivos: ela performatiza interações, produz modelos interpretativos e narrativas sobre as experiências de uso das ferramentas.

ELIAS CUNHA BITENCOURT
Doutor em comunicação pela Faculdade de Comunicação FACOM/UFBA com estágio sanduíche no Milieux Center/Concordia University, Canadá. Mestre em cultura e sociedade pelo Instituto de Artes e Humanidades IHAC/UFBA e graduado em Desenho Industrial pela UNEB. Professor no Programa de Pós-graduação em comunicação (POSCOM/UFBA); professor Assistente em regime de dedicação exclusiva na Universidade do Estado da Bahia – UNEB. Recebeu menção honrosa no Prêmio Compós de Teses e Dissertações 2020 com a tese que deu origem a esse livro. Principais interesses de pesquisa: plataformas digitais, neomaterialismo, métodos digitais, mediações algorítmicas.

Título: Smartbodies: Plataformas digitais, tecnologias vestíveis e corpos remodelados

Autor: Elias Cunha Bitencourt

Editora: Fafich/Selo PPGCOM/UFMG

Ano de publicação: 2021

Edição: 1ª

Páginas: 392

Formato: PDF

ISBN: 978-65-86963-37-3

Agradecimentos
Apresentação
Prefácio: Dataficação do Corpo
Introdução

I. A poética do smartbody
Introdução da parte i
Capítulo 1: O depoimento das coisas
Capítulo 2: Perspectivas explodidas
Capítulo 3: Criando objetos inteligentes para o corpo
Capítulo 4: O corpo como modelo heurístico
Capítulo 5: Reelaborando os corpos para as coisas

II. A política e a episteme do smartbody
Introdução da parte ii
Capítulo 6: Domingo no parque
Capítulo 7: Um projeto além do pulso
Capítulo 8: Wearable: um objeto, duas agendas
Capítulo 9: Prognósticos numéricos e tratamentos algorítmicos
Capítulo 10: Escritas algorítmicas de si: a ação como princípio

III. A estética do smartbody
Introdução da parte iii
Capítulo 11: O ladrão de passos
Capítulo 12: A experiência como experimento
Capítulo 13: A dieta do movimento
Capítulo 14: Experimentando Smartbodies

Conclusões
Capítulo 15: O algoritmo nosso de cada dia
Capítulo 16: Considerações sobre um começo

Referências

Apêndices
Apêndice 1: Promovendo o Smartbody: procedimentos
Apêndice 2: Mapeando o experimento Fitbit: Procedimentos

Cadastre seu e-mail!

Cadastre seu e-mail e fique sabendo das novidades do Selo PPGCOM/UFMG

Stream TV ProNews - Stream TV ProWorld - Stream TV ProSports - Stream TV ProEntertainment - Stream TV ProGames - Stream TV ProReal Free Instagram FollowersPayPal Gift Card GeneratorFree Paypal Gift Cards GeneratorFree Discord Nitro CodesFree Fire DiamondFree Fire Diamonds GeneratorClash of Clans GeneratorRoblox free RobuxFree RobuxPUBG Mobile Generator Free Robux8 Ball PoolThe 24 News94th Academy AwardsOscar awards 2022Oscar awardsBrawl Stars GeneratorApple Gift CardFree V Bucks Free V Bucks GeneratorV Bucks GeneratorFree V Bucks Generator 2022Free V Bucks 2022