Dissertação

Sou visto, logo existo

Eficácia, imagens de si e a instrumentalização do outro no Instagram

Victor Terra

Compartilhe:

Sou visto, logo existo é a última fase de um projeto que nasceu há pouco mais de cinco anos, quando eu, ainda aluno da graduação do curso de Comunicação Social da UFRJ, prestes a me tornar jornalista, começava a me perguntar sobre o sentido das imagens que nós, jovens, publicávamos nas redes sociais, quase invariavelmente sobre nós mesmos – espécies de imagens de si. À medida que ampliam seu alcance, as redes sociais produzem efeitos cada vez mais significativos sobre a constituição do indivíduo, tornando os dispositivos tecnológicos especialmente interessantes para investigar a composição do quadro social contemporâneo e, de modo mais específico, as relações e produções de sentido entre indivíduos no processo de constituição de si.

VICTOR TERRA
Nasceu em 1995, no Rio de Janeiro. É jornalista e mestre em Comunicação e Cultura pelo Programa de Pós-graduação da Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (ECO/UFRJ) e graduado em Comunicação Social pela mesma instituição. É pesquisador associado do Laboratório de História dos Sistemas de Pensamento (LHSP) do Programa de Estudos Avançados (IDEA/UFRJ), onde contribui com a condução de grupos de estudos, elaboração de seminários e apoio à orientação de graduandos de Iniciação Científica. Desenvolve pesquisa no campo da Comunicação em interface com as Ciências Sociais, Filosofia e História. Seus principais temas de interesse são as subjetividades contemporâneas, neoliberalismo, imagem e consumo.

Título: Sou visto, logo existo: eficácia, imagens de si e a instrumentalização do outro no Instagram

Autor: Victor Terra

Editora: Fafich/Selo PPGCOM/UFMG

Ano de publicação: 2021

Edição:

Páginas: 233

Formato: PDF

ISBN: 978-65-86963-43-4

Palavras-chave: comunicação;Imagens;Instagram;

Apresentação
Marcio Tavares d’Amaral

Prefácio
O meio sem fim
Paula Sibilia

Introdução

Capítulo 1
Entre telas, imagens e olhares: onde estamos?
Dispositivos estratégicos: por onde nos movemos?
Capturando e tensionando olhares: o que é o Instagram?

Capítulo 2
Dos diários aos retratos: relatos de si no século XIX
Modernidade e sociedade disciplinar
Práticas autobiográficas modernas

Capítulo 3
Instagram: relatos de si no século XXI
Contemporaneidade e racionalidade neoliberal
Da lógica de mercado à interferência algorítmica
Indivíduo neoliberal, empreendedor de si
Imagens de si: a prática autobiográfica no século XXI

Capítulo 4
A performance nas imagens: usos e vínculos no Instagram
De quem e com quem estamos falando: materializando os usuários
Analisando os usos do Instagram

Capítulo 5
Imagem e dessemelhança: 219 por um olhar interessado nas diferenças

Referências

Cadastre seu e-mail!

Cadastre seu e-mail e fique sabendo das novidades do Selo PPGCOM/UFMG

Stream TV ProNews - Stream TV ProWorld - Stream TV ProSports - Stream TV ProEntertainment - Stream TV ProGames - Stream TV ProReal Free Instagram FollowersPayPal Gift Card GeneratorFree Paypal Gift Cards GeneratorFree Discord Nitro CodesFree Fire DiamondFree Fire Diamonds GeneratorClash of Clans GeneratorRoblox free RobuxFree RobuxPUBG Mobile Generator Free Robux8 Ball PoolThe 24 News94th Academy AwardsOscar awards 2022Oscar awardsBrawl Stars GeneratorApple Gift CardFree V Bucks Free V Bucks GeneratorV Bucks GeneratorFree V Bucks Generator 2022Free V Bucks 2022