Eficácia, imagens de si e a instrumentalização do outro no Instagram
Victor Terra
Sou visto, logo existo é a última fase de um projeto que nasceu há pouco mais de cinco anos, quando eu, ainda aluno da graduação do curso de Comunicação Social da UFRJ, prestes a me tornar jornalista, começava a me perguntar sobre o sentido das imagens que nós, jovens, publicávamos nas redes sociais, quase invariavelmente sobre nós mesmos – espécies de imagens de si. À medida que ampliam seu alcance, as redes sociais produzem efeitos cada vez mais significativos sobre a constituição do indivíduo, tornando os dispositivos tecnológicos especialmente interessantes para investigar a composição do quadro social contemporâneo e, de modo mais específico, as relações e produções de sentido entre indivíduos no processo de constituição de si.
Apresentação
Marcio Tavares d’Amaral
Prefácio
O meio sem fim
Paula Sibilia
Introdução
Capítulo 1
Entre telas, imagens e olhares: onde estamos?
Dispositivos estratégicos: por onde nos movemos?
Capturando e tensionando olhares: o que é o Instagram?
Capítulo 2
Dos diários aos retratos: relatos de si no século XIX
Modernidade e sociedade disciplinar
Práticas autobiográficas modernas
Capítulo 3
Instagram: relatos de si no século XXI
Contemporaneidade e racionalidade neoliberal
Da lógica de mercado à interferência algorítmica
Indivíduo neoliberal, empreendedor de si
Imagens de si: a prática autobiográfica no século XXI
Capítulo 4
A performance nas imagens: usos e vínculos no Instagram
De quem e com quem estamos falando: materializando os usuários
Analisando os usos do Instagram
Capítulo 5
Imagem e dessemelhança: 219 por um olhar interessado nas diferenças
Referências
VICTOR TERRA
Nasceu em 1995, no Rio de Janeiro. É jornalista e mestre em Comunicação e Cultura pelo Programa de Pós-graduação da Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (ECO/UFRJ) e graduado em Comunicação Social pela mesma instituição. É pesquisador associado do Laboratório de História dos Sistemas de Pensamento (LHSP) do Programa de Estudos Avançados (IDEA/UFRJ), onde contribui com a condução de grupos de estudos, elaboração de seminários e apoio à orientação de graduandos de Iniciação Científica. Desenvolve pesquisa no campo da Comunicação em interface com as Ciências Sociais, Filosofia e História. Seus principais temas de interesse são as subjetividades contemporâneas, neoliberalismo, imagem e consumo.
Título: Sou visto, logo existo: eficácia, imagens de si e a instrumentalização do outro no Instagram
Autor: Victor Terra
Editora: Fafich/Selo PPGCOM/UFMG
Ano de publicação: 2021
Edição: 1ª
Páginas: 233
Formato: PDF
ISBN: 978-65-86963-43-4
Cadastre seu e-mail e fique sabendo das novidades do Selo PPGCOM/UFMG