Descrição
O livro aborda duas vertentes cinematográficas brasileiras: o Cinema Novo e o Cinema Marginal. Seu objetivo é investigar as bandas sonoras das duas manifestações cinematográficas, com análises de produções compreendidas entre os anos de 1968 e 1972, levantando a problemática do som como elemento central na distância estética entre as duas cinematografias. Será no som dos filmes onde mais se evidencia a grande diferenciação estética entre o Cinema Novo e o Cinema Marginal? Essa pergunta é o guia que orienta a obra, somada a um conjunto de hipóteses onde a técnica e a estética caminham lado a lado para que se chegue a um resultado final. Nesse sentido, o autor argumenta que o elemento som exerce forte influência no cinema moderno brasileiro ao ponto da concepção sonora ser reflexo consequente da ruptura entre o Cinema Novo e Cinema Marginal.
Francisco José Pereira da Costa Júnior é bacharel em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo, mestre em Cinema e Audiovisual pelo PPGCine da Universidade Federal Fluminense – UFF, pesquisador nos estudos de som, técnico de som direto de cinema e operador de áudio de televisão. Assina seus trabalhos artísticos com o primeiro nome oficial e um apelido: Francisco Bragança.
Prefácio José Cláudio S. Castanheira
Introdução
Capítulo 1 Cinema Novo e Cinema Marginal: o Brasil e os modernismos radicalizados
Capítulo 2 Como soam as vozes no Cinema Novo e no Cinema Marginal
Capítulo 3 Ruídos de sala, sons ambientes e efeitos sonoros
Capítulo 4 A música nas trilhas do Cinema Novo e do Cinema Marginal
Capítulo 5 Entrevistas Sonoras
Considerações finais
Referências
Anexos
Título: A sonoridade no cinema moderno brasileiro Autoria: Francisco José Pereira da Costa Júnior Editora: Fafich/ Selo PPGCOM UFMG Ano de publicação: 2023 Edição: 1ª Páginas: 182 Formato: PDF ISBN: 978-65-86963-88-5 Como citar (ABNT 2): COSTA JÚNIOR, Francisco José Pereira da. A sonoridade no cinema moderno brasileiro. Belo Horizonte: Fafich/ Selo PPGCOM UFMG, 2023, 182 p.