Descrição
O livro, dividido em duas partes, celebra os 20 anos de trabalho do Grupo de Pesquisa em Imagem e Sociabilidade (Gris), vinculado ao Departamento de Comunicação Social da Universidade Federal de Minas Gerais. A primeira parte é dedicada a apresentar uma síntese dos 20 anos da trajetória do nosso grupo de pesquisa, assim como uma caracterização mais específica dos cinco núcleos que revelam sua organização naquele momento: GRISpop (Interações Midiáticas e Práticas Culturais Contemporâneas), GRISpress (Culturas do Impresso), GRISorg (Interações em Práticas e Processos Organizacionais), GRISsom (Ruídos, sonoridades e canções) e GRISpub (Publicidade, Mídia e Consumo). A segunda parte do livro apresenta, sob a forma de verbetes, em ordem alfabética, alguns conceitos que conduziram as pesquisas realizadas pelo grupo. A ideia dos verbetes surgiu como uma demanda interna, como forma de organizar e sistematizar o trajeto do grupo, enfim, o legado desses anos de discussão e trabalho. São 18 conceitos de referência para o grupo: acontecimento, contemporâneo, cotidiano, cultura, discurso, dispositivo, enquadramento, experiência, identidade, instituição, interação, memória, mídia, narrativa, normas e valores, representação, sociabilidade e sujeito. Não se trata apenas de uma compilação de termos importantes e atuais para a comunicação, mas de conceitos que têm sido utilizados – e também configurados – por artigos, teses, dissertações e monografias.
Vera Veiga França
Professora do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UFMG; fundadora e pesquisadora do Gris.
Bruno Guimarães Martins
Graduado em Comunicação Social com habilitação em Publicidade e Propaganda pela Universidade Federal de Minas Gerais em 1995. Atuou por 10 anos como diretor de arte e designer gráfico. Mestre em Comunicação pela UFMG, doutor em “Literatura, Cultura e Contemporaneidade” pela PUC-Rio. É professor no departamento de Comunicação Social da Universidade Federal de Minas Gerais.
André Melo Mendes
Professor do Departamento de Comunicação Social da Universidade Federal de Minas Gerais. Possui graduação em Comunicação Social pela UFMG (1995), mestrado (2002) e doutorado (2008) em Literatura Comparada pela UFMG.
INTRODUÇÃO
Lígia Lana e Paula Guimarães Simões
PARTE 1 – TRAJETÓRIA E ESTRUTURA
1. GRIS: criação, funcionamento e primeiros projetos
Vera Veiga França
2. GRISpop – Interações Midiáticas e Práticas Culturais Contemporâneas
Vera Veiga França, Lígia Lana e Paula Guimarães Simões
3. GRISpress – Culturas do Impresso
Elton Antunes e Paulo Bernardo Ferreira Vaz
4. GRISorg – Interações em Práticas e Processos Organizacionais
Ângela Salgueiro Marques e Márcio Simeone Henriques
5. GRISsom – Ruídos, sonoridades e canções
Nísio Teixeira e Graziela Melo Vianna
6. GRISpub – Publicidade, Mídia e Consumo
Laura Guimarães Corrêa
PARTE 2 – CONCEITOS DE REFERÊNCIA
1. Acontecimento
Renné Oliveira França
2. Contemporâneo
Vera Veiga França, Bruno Guimarães Martins e André Melo Mendes
3. Cotidiano
Beatriz Bretas e Ricardo Duarte
4. Cultura
Vera Veiga França, Márcio Gonçalves, Fernanda Miranda e Luciana de Oliveira
5. Discurso
Carlos Jáuregui e Vanrochris Vieira
6. Dispositivo
Geane Alzamora e Terezinha Silva
7. Enquadramento
Vera Veiga França, Terezinha Silva e Frances Vaz
8. Experiência
Lígia Lana, Bruno Guimarães Martins, Tiago Barcelos P. Salgado e Fabrício José N. da Silveira
9. Identidade
André Melo Mendes, Fabrício José N. da Silveira e Frederico de Mello B. Tavares
10. Instituição
Raquel Dornelas, Marta Maia e Fabíola Souza
11. Interação
Vera Veiga França e Paula Guimarães Simões
12. Memória
Renné França, Nísio Teixeira e Graziela Mello Vianna
13. Mídia
Geane Carvalho Alzamora e Tiago Barcelos P. Salgado
14. Narrativa
Elton Antunes
15. Normas e valores
Tamires Coêlho e Laura Guimarães Corrêa
16. Representação
Laura Guimarães Corrêa e Fabrício José N. da Silveira
17. Sociabilidade
Vera Veiga França
18. Sujeito
Ângela Salgueiro Marques
PARTE 3 – APÊNDICE
Iniciação Científica, Trabalhos de Conclusão de Curso, Dissertações, Teses e Pós-Doutorado
Título: Trajetória, conceitos e pesquisa em comunicação: Grupo de pesquisa em imagem e sociabilidade (Gris)
Organizadores: Vera Veiga França, Bruno Guimarães Martins e André Melo Mendes
Editora: Fafich/Selo PPGCOM/UFMG
Cidade: Belo Horizonte
Ano de publicação: 2014
Edição: 1ª
Número de páginas: 258
Formato: PDF
ISBN: 978-85-62707-59-9