Mídia, ética e esfera pública

Ângela Marques
Luís Mauro Sá Martino

Coleção: Olhares Transversais Palavras-chave: , ,
O acesso e a leitura deste livro estão condicionados ao aceite dos termos de uso do Selo do PPGCOM/UFMG.

Descrição

Este livro orienta-se pela associação estreita da ética e moral com a comunicação – e a observação do funcionamento dos media segundo este mesmo prisma. Nessa perspectiva, ele é dirigido a estudantes, professores e pesquisadores da Comunicação em suas várias instâncias, podendo ser usado desde a graduação, nas disciplinas de Ética e/ou Legislação, até como fonte de pesquisa para trabalhos acadêmicos de pós-graduação na medida em que não está pautado na defesa deste ou daquele ponto de vista, mas pensa a ética como um tema interdisciplinar, pautado não pela autoridade, mas pelo diálogo.

Ângela Cristina Salgueiro Marques

Professora do Departamento de Comunicação Social da Universidade Federal de Minas Gerais.  É membro da Associação Brasileira de Pesquisadores em Comunicação Organizacional e Relações Públicas (ABRAPCORP), da qual foi vice-presidente entre 2014 e 2016. Seus atuais interesses de pesquisa estão voltados para a interseção entre a Comunicação, a Política e a Estética; entre a Comunicação e a Cultura, e entre a Comunicação e processos políticos, com destaque para práticas sociais e processos deliberativos.

Luís Mauro Sá Martino

Foi Coordenador do GT Epistemologia da Comunicação, da Compós (2015-2016), e é membro do corpo de pareceristas das revistas Galáxia (PUC-SP) e Comunicação, Mídia e Consumo (ESPM), entre outras. Suas pesquisas estão direcionadas, de um lado, para estudos sobre Teoria e Epistemologia da Comunicação; de outro, à compreensão das relações entre Mídia, Política e Religião.

Prefácio

Introdução

PARTE I – ÉTICA, MORAL E COMUNICAÇÃO

1. As relações entre ética, moral e comunicação na experiência intersubjetiva
2.A ética dos processos comunicativos: discurso, esfera pública e autonomia
3.Promessas e limites da ética do discurso nas interações comunicativas
4.Aspectos éticos e políticos da conversação online
5.O interlocutor como agente ético-moral e o direito à comunicação na participação política

PARTE II – ÉTICA, PRODUÇÃO DE INFORMAÇÕES E ESFERA PÚBLICA

6. Passagens entre os conceitos de “campo da comunicação” e “esfera pública”
7. O discurso da ética no campo jornalístico
8. Reconfigurações da noção de objetividade no jornalismo
9. Ficção e política: ética e moral no melodrama

PARTE III – ÉTICA, ESTÉTICA E POLÍTICA

10. Cenas de dissenso e estética da política
11. Políticas nas imagens, imagens políticas: uma ética do olhar
12. Práticas de resistência e códigos ocultos
13. Seis desafios éticos na Comunicação

Título: Mídia, ética e esfera pública

Organizadores: Ângela Cristina Salgueiro Marques e Luís Mauro Sá Martino

Editora: Fafich/Selo PPGCOM/UFMG

Cidade: Belo Horizonte

Ano de publicação: 2016

Edição: 1ª

Número de páginas: 304

Formato: PDF

ISBN: 978-85-62707-84-1