Descrição
Este livro orienta-se pela associação estreita da ética e moral com a comunicação – e a observação do funcionamento dos media segundo este mesmo prisma. Nessa perspectiva, ele é dirigido a estudantes, professores e pesquisadores da Comunicação em suas várias instâncias, podendo ser usado desde a graduação, nas disciplinas de Ética e/ou Legislação, até como fonte de pesquisa para trabalhos acadêmicos de pós-graduação na medida em que não está pautado na defesa deste ou daquele ponto de vista, mas pensa a ética como um tema interdisciplinar, pautado não pela autoridade, mas pelo diálogo.
Ângela Cristina Salgueiro Marques
Professora do Departamento de Comunicação Social da Universidade Federal de Minas Gerais. É membro da Associação Brasileira de Pesquisadores em Comunicação Organizacional e Relações Públicas (ABRAPCORP), da qual foi vice-presidente entre 2014 e 2016. Seus atuais interesses de pesquisa estão voltados para a interseção entre a Comunicação, a Política e a Estética; entre a Comunicação e a Cultura, e entre a Comunicação e processos políticos, com destaque para práticas sociais e processos deliberativos.
Luís Mauro Sá Martino
Foi Coordenador do GT Epistemologia da Comunicação, da Compós (2015-2016), e é membro do corpo de pareceristas das revistas Galáxia (PUC-SP) e Comunicação, Mídia e Consumo (ESPM), entre outras. Suas pesquisas estão direcionadas, de um lado, para estudos sobre Teoria e Epistemologia da Comunicação; de outro, à compreensão das relações entre Mídia, Política e Religião.
Prefácio
Introdução
PARTE I – ÉTICA, MORAL E COMUNICAÇÃO
1. As relações entre ética, moral e comunicação na experiência intersubjetiva
2.A ética dos processos comunicativos: discurso, esfera pública e autonomia
3.Promessas e limites da ética do discurso nas interações comunicativas
4.Aspectos éticos e políticos da conversação online
5.O interlocutor como agente ético-moral e o direito à comunicação na participação política
PARTE II – ÉTICA, PRODUÇÃO DE INFORMAÇÕES E ESFERA PÚBLICA
6. Passagens entre os conceitos de “campo da comunicação” e “esfera pública”
7. O discurso da ética no campo jornalístico
8. Reconfigurações da noção de objetividade no jornalismo
9. Ficção e política: ética e moral no melodrama
PARTE III – ÉTICA, ESTÉTICA E POLÍTICA
10. Cenas de dissenso e estética da política
11. Políticas nas imagens, imagens políticas: uma ética do olhar
12. Práticas de resistência e códigos ocultos
13. Seis desafios éticos na Comunicação
Título: Mídia, ética e esfera pública
Organizadores: Ângela Cristina Salgueiro Marques e Luís Mauro Sá Martino
Editora: Fafich/Selo PPGCOM/UFMG
Cidade: Belo Horizonte
Ano de publicação: 2016
Edição: 1ª
Número de páginas: 304
Formato: PDF
ISBN: 978-85-62707-84-1