Descrição
O livro busca provocar a reflexão sobre a construção do design editorial, levando em conta que na contemporaneidade o papel do editor, do produtor editorial e do designer podem ter fronteiras diluídas. Como um guia, este livro não pretende esgotar os assuntos, mas servir como uma base inicial para que o editor se familiarize com os aspectos visuais e para auxiliar o projetista gráfico na compreensão das preocupações editoriais.
Sandra Depexe é doutora e mestre em Comunicação pela Universidade Federal de Santa Maria, com formação em Publicidade e Propaganda, mas produtora editorial de coração. É docente na área de Comunicação Visual na Universidade Federal de Santa Maria, atuando no Departamento de Ciências da Comunicação desde 2015. Completa 10 anos frente à disciplina de Design Editorial e Planejamento Gráfico junto ao curso de Comunicação Social – Produção Editorial e considera que os trabalhos premiados desenvolvidos por estudantes do curso são um sinal de que o caminho está correto: dois livros e quatro revistas produzidas por estudantes nessas disciplinas foram premiadas no Expocom, promovida pelo Congresso de Ciências da Comunicação – Intercom. Os prêmios foram nas modalidades de Edição de Livro (2022, 2024) vencedores de duas premiações: Expocom Sul e Expocom Nacional; e nas modalidades de Design Gráfico (2017, 2018), Revista Customizada (2020) e Design de Imprensa (2024) no Expocom Sul. Também é, desde 2019, docente permanente no Programa de Pós-Graduação em Comunicação, orientando principalmente pesquisas relacionadas ao campo editorial. Foi coordenadora do curso de graduação em Comunicação Social – Produção Editorial (2018-2020; 2020-2022) e é editora executiva do selo editorial FACOS-UFSM. Os atuais interesses de pesquisa incluem: experimentações metodológicas em pesquisas que dialoguem com comunicação visual e design editorial, publicações independentes, ensino de produção editorial, movimentos do campo editorial em articulação ao consumo cultural e aos usos sociais da leitura.
Apresentação
Estilo: Pensamento editorial
Molde, corte e costura: Pensamento visual
Arremate final
Referências
Título: Design editorial: kit de costura para comunicação visual
Autora: Sandra Depexe
Editora: Fafich/ Selo PPGCOM UFMG
Ano de publicação: 2025
Edição: 1ª
Páginas: 104
Formato: PDF
ISBN:978-65-85915-40-3
DOI: https://doi.org/10.64275/1510lbam
Como citar (ABNT 2): Depexe, Sandra. Design editorial [livro eletrônico]: kit de costura para comunicação visual. Belo Horizonte, MG: Fafich: Selo PPGCOM/UFMG, 2025, 104p.
