Descrição
O livro é essencial para compreender o fenômeno das marcas na contemporaneidade, escrito a partir de uma perspectiva comunicacional brasileira. Dividido em capítulos que exploram desde os conceitos fundamentais até as especificidades do branding latino-americano e brasileiro, o livro traz ainda orientações práticas, ferramentas e atividades aplicáveis tanto em sala de aula quanto no mercado profissional. Destinado a professores, estudantes e profissionais das áreas de Publicidade, Relações Públicas, Jornalismo e correlatas, a obra convida o leitor a compreender marcas como construção de sentidos, relação, interação e produto cultural de nosso tempo.
Ana Carolina Almeida Souza é paraense e atua como professora, escritora de ficção e consultora estrategista de marcas. Tem como áreas de especialidade: Branding, Storytelling, Transmídia e Geomídia. É bacharel em Jornalismo pela Universidade da Amazônia, mestra em Comunicação Social pela PUC Minas e doutora com dupla titulação (regime de cotutela) em Mídia e Comunicação pelo PPGCOM/UFMG e pela Jönköping University, Suécia. Além de atuar em sala de aula, também possui um trabalho de divulgação científica nos canais de mídias sociais (Instagram, TikTok, Youtube e LinkedIn), que pode ser acessado por meio do @acasprof.
Dôuglas Aparecido Ferreira é professor do departamento de Comunicação Social da UFMG e docente permanente do Programa de Pós-graduação em Comunicação Social da mesma instituição. Doutor em Comunicação Social pela UFMG e mestre em Comunicação Social pela PUC Minas, com intercâmbio na Ural Federal University (Rússia). Especialista em Gestão de Marcas e bacharel em Comunicação Social – Publicidade e Propaganda pela PUC Minas. Membro do GRIS (UFMG) e do Midiáticus (UFMT). Vencedor do Prêmio ABRAPCORP de Dissertações (2017). Autor dos livros O jornal que subiu as escadas e Como é trabalhar em uma agência de publicidade?
Prefácio
Fernanda Cabral
Introdução
Capítulo 1
Branding: um modelo de orientação de negócio
Capítulo 2
Fundamentos do branding
Capítulo 3
Identidade(s) de Marca
Capítulo 4
Pontos de contato: expandindo as identidades de marca
Capítulo 5
Estrutura(s) de Marca
Capítulo 6
Estratégias de Marca
Capítulo 7
Gestão de produtos e serviços
Capítulo 8
A Marca como Agente Social
Capítulo 9
Tendências e futuro do branding
Considerações Finais
Título: O que (é) marca? Um olhar comunicacional sobre o branding
Organização: Ana Carolina Almeida Souza e Dôuglas Aparecido Ferreira
Editora: Fafich/ Selo PPGCOM UFMG
Ano de publicação: 2025
Edição: 1ª
Páginas: 306
Formato: PDF
ISBN: 978-65-85915-31-1
DOI: https://doi.org/10.64275/oq03em11
Como citar (ABNT 2): Souza, Ana Carolina Almeida; Ferreira, Dôuglas Aparecido. O que (é) marca? [livro eletrônico] : um olhar comunicacional sobre o branding. Belo Horizonte, MG: Fafich/Selo PPGCOM/UFMG, 2025, 306p.
