Nesta edição da live “Diálogos”, a conversa será com as autoras e pesquisadoras Adriana Amaral (UNISINOS) e Mariana Lins (UFPE). Na live, mediada pelo Prof. Nísio Teixeira (UFMG), elas propõem estabelecer diálogos sobre a questão das sonoridades nas pesquisas em Comunicação a partir de dois livros publicados pelo Selo PPGCOM.
Adriana Amaral é professora adjunta da Escola da Indústria Criativa da Unisinos e do Programa de Pós Graduação em Comunicação da mesma Universidade, onde coordena o grupo de pesquisa CultPop – Cultura Pop, Tecnologias e Comunicação. É uma das autorias organizadoras do livro “Territórios afetivos da imagem e do som” (Selo Editorial PPGCOM UFMG, 2020), que explora o papel da cultura sonora e audiovisual na construção, nos tensionamentos e nas disputas em torno de espaços e ambientes urbanos, periféricos, translocais e/ou virtuais, visando a produção de uma cartografia dos territórios afetivos que enredam som, imagens e música em múltiplas redes, entonações e perspectivas.
Mariana Lins é doutoranda do PPGCOM-UFPE e integrante do Grupo de Pesquisa em Comunicação, Música e Cultura Pop (GruPop). Tem graduação em Jornalismo pela Universidade Católica de Pernambuco (Unicap) e mestrado em Comunicação pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). É uma das autorias organizadoras do livro “Divas pop: o corpo-som das cantoras na cultura midiática” (Selo Editorial PPGCOM UFMG, 2020), cujos artigos produzem um gesto político no seu próprio desvio, ao colocar em cena a figura da diva pop e assumir a centralidade de um recorte de gênero que materializa uma série de tensões e disputas colocadas não apenas no campo da produção e do consumo da música, mas também da crítica e da pesquisa.
Os livros encontram-se disponíveis para download gratuito em nosso site www.seloppgcomufmg.com.br. Todos os livros do Selo Editorial PPGCOM/UFMG são gratuitos e de acesso livre. Salve o lembre e esperamos você para essa conversa sonora e musical!