Escritas afetivas e performativas de si
Carlos Magno Camargos Mendonça
Juarez Guimarães Dias
(Organizadores)
O livro é um valioso experimento de escrita afetiva, que vem sendo desenvolvida, pesquisada e explorada no Núcleo de Estudos em Estéticas do Performático e Experiência Comunicacional (Neepec UFMG), com excelente uso da primeira pessoa, e traz importantes contribuições para os estudos da Comunicação, em especial os atravessamentos com os estudos de gênero e sexualidades, também para estudos do corpo e das corporeidades, estudos das artes da cena e artes performáticas, e dos interesses nas Humanidades.
Os capítulos contêm textos dos organizadores, Carlos Mendonça e Juarez Guimarães Dias, coordenadores do Neepec, assim como de duas professoras pesquisadoras: Denise Pedron, colaboradora do Neepec e professora do Teatro Universitário da UFMG, e Karina Barbosa, pesquisadora do Grupo Ponto e professora da UFOP que esteve no Núcleo durante seu pós-doutorado. Como parte da comemoração dos 10 anos de fundação do Neepec, a obra aponta para modos como essas biografias, trajetórias pessoais e profissionais vêm se cruzando com questões que incitam ao ato investigativo, de pesquisa acadêmica e estão amalgamadas a projetos de pesquisa, ensino e extensão.
Apresentação
Edinaldo Mota Junior
Prefácio
Carlos Magno Camargos Mendonça e Juarez Guimarães Dias
Capítulo 1
Questionamentos pandêmicos: apontamentos sobre o presente e por um futuro possível
Denise Araújo Pedron
Capítulo 2
Da criança viada ao pesquisador em comunicação
Carlos Magno Camargos Mendonça
Capítulo 3
Notas para uma leitura feminista do audiovisual
Karina Gomes Barbosa
Capítulo 4
Do armário que habito aos armários de todes nós: um relato pela verdade de ser
Juarez Guimarães Dias
Sobre autoras e autores
Carlos Magno Camargos Mendonça – Professor Associado do Departamento de Comunicação Social da UFMG, professor permanente no Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UFMG. Pesquisador e Co-coordenador do Núcleo de Estudos em Estéticas do Performático e Experiência Comunicacional (Neepec/UFMG). Bolsista de Produtividade em Pesquisa CNPq. Doutor em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP, com estágio sanduíche na Universidad Complutense de Madrid, Espanha. Pós-doutorado realizado na Universidad Complutense de Madrid. Desenvolve pesquisas com foco na relação entre comunicação e estudos de gênero, performance, corpo, homossexualidade masculina e propaganda, com financiamentos do CNPq, da Pro-Reitoria de Extensão da UFMG e da Fapemig.
Juarez Guimarães Dias – Professor do Departamento de Comunicação Social e Professor do Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social da UFMG, Pesquisador e Co-coordenador do Núcleo de Estudos em Estéticas do Performático e Experiência Comunicacional (Neepec/UFMG). É Dramaturgo, Encenador e Publicitário, Doutor em Artes Cênicas (Unirio), com doutorado sanduíche no Centro de Estudos de Teatro da Universidade de Lisboa, Mestre em Literatura (PUC-Minas) e Bacharel em Publicidade e Propaganda (Uni-BH). Tem trabalhos artísticos reconhecidos por público e crítica, publicações acadêmicas em revistas especializadas, além dos livros Narrativas em cena: Aderbal Freire-Filho e João Brites (Móbile Editoral/ Faperj, 2015) e O fluxo metanarrativo de Hilda Hilst em Fluxo-floema (Annablume, 2010). Pesquisa e orienta trabalhos sobre autobiografia e autoficção, performance, teatro, escritas de si, redes sociais digitais e publicidade e propaganda.
Título: Em primeira pessoa: escritas afetivas e performativas de si
Autoria: Carlos Magno Camargos Mendonça e Juarez Guimarães Dias (Orgs.)
Editora: Fafich/ Selo PPGCOM UFMG
Ano de publicação: 2023
Edição: 1ª
Páginas: 112
Formato: PDF
ISBN: 978-65-86963-99-1
Como citar (ABNT 2):
MENDONÇA, Carlos Magno Camargos e DIAS, Juarez Guimarães. Em primeira pessoa: escritas afetivas e performativas de si. Belo Horizonte: Fafich/ Selo PPGCOM UFMG, 2023, 112 p.
Cadastre seu e-mail e fique sabendo das novidades do Selo PPGCOM/UFMG