Mídia, memória, nostalgia, tradição
Ettore Stefani de Medeiros
Gregório de Almeida Fonseca
Tomar as temporalidades como um problema para a Comunicação é deparar-se com importantes e instigantes desafios, pois implica entender os fenômenos e processos comunicacionais como prenhes de experiências temporais diversas e até contraditórias; exige observar como eles se inserem e atuam nos tempos múltiplos e conflitantes das realidades sociais; demanda refletir sobre os modos como se inscrevem nas várias dimensões do “tempo histórico”; impõe ainda um deslocamento em relação a caminhos usuais de configurar problemas de pesquisa, construir corpus analíticos e procedimentos metodológicos. Neste volume, estão reunidos 11 artigos que enfrentam alguns desses desafios. Os assuntos tratados são os mais diversos – de diretrizes curriculares a filmes blockbusters, de música a livros, da gaymada e da criança viada a hashtags, reality shows, jornalismos. Há estudos teóricos, de exploração de diálogos e contraposições em torno de conceitos; há artigos eminentemente analíticos; há trabalhos que se (des)equilibram entre o teórico e o crítico. Em todos, experimentos reflexivos consistentes, que abordam as temporalidades como um campo fértil para os estudos comunicacionais.
Apresentação
Bruno Souza Leal
Capítulo 1
As diretrizes jornalísticas sob o olhar da memória
João Carvalho
Capítulo 2
Rupaul’s Drag Race Herstory: a tradição seletiva do
programa enquanto constituidora de repertórios
Arthur Guedes Mesquita
Capítulo 3
Disputas ideológicas de passados, conflitos políticos em
torno da tradição: a emergência da identidade criança
viada na contemporaneidade brasileira
Ettore Stefani de Medeiros
Capítulo 4
Meu amô, vamos ocupar a praça! O gesto de esperança no 1º Campeonato Interdrag de Gaymada em Belo Horizonte
Roberto Alves Reis
Capítulo 5
Lula preso ontem, amanhã: políticas da memória e a
circulação do retrato de identificação policial de 1980
André Mintz
Capítulo 6
Por uma história da “vida cotidiana das almas”: funções da
memória em Vozes de Tchernóbil
Igor Lage
Capítulo 7
Axé music busca segundo sol em trilha sonora nostálgica
de novela da TV Globo
Marcela Tessarolo
Capítulo 8
A busca pela nostalgia no filme Jurassic World como forma
de conquistar o público
Gregório de Almeida Fonseca
Capítulo 9
Falando de um Impulso Utópico, numa Distopia: a partir da trilogia literária Jogos Vorazes
Ana Carolina Almeida Souza
Capítulo 10
O conceito de utopia em Ernst Bloch e Fredric Jameson
Felipe Borges
Capítulo 11
A ação no tempo e o tempo na ação: a temporalidade da
participação das audiências por meio de hashtags no Twitter
Juliana Lopes de Almeida Souza
Índice dos autores
Ettore Stefani de Medeiros
Professor no Instituto de Educação Continuada (IEC) PUC Minas e no Centro Universitário UNA. Doutorando e mestre em Comunicação e Sociabilidade Contemporânea na linha de Textualidades Midiáticas pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), com apoio da agência de fomento CAPES. Possui MBA em Marketing Digital pelo Instituto de Gestão em Tecnologia da Informação (IGTI). Bacharel em Comunicação Social – Publicidade e Propaganda pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Tem interesse em temas de pesquisa que envolvem LGBTfobia, estudos queer, estudos de gênero e sexualidade, masculinidades, ódio, aplicativos de encontro gay, marketing digital, plataformas de mídias sociais.
Gregório de Almeida Fonseca
Engenheiro de software na Embraer. Doutorando em Comunicação e Sociabilidade Contemporânea na linha de Textualidades Midiáticas pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), mestre em Engenharia pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) e bacharel em Engenharia Elétrica pela UFMG. Possui pós-graduação em Comunicação e Jornalismo pela Universidade de Araraquara (UNIARA) e Certificação Executiva em Gestão e Liderança pelo Massachusetts Institute of Technology (MIT). Tem interesse em temas de pesquisa que envolvem divulgação científica, desinformação, plataformas de redes sociais e estudos sociais de ciência e tecnologia.
Título: Experiências culturais do tempo: mídia, memória, nostalgia, tradição
Organizadores: Ettore Stefani de Medeiros; Gregório de Almeida Fonseca
Editora: Fafich/Selo PPGCOM/UFMG
Ano de Publicação: 2020
Edição: 1ª
Número de páginas: 201
Formato: PDF
ISBN: 978-85-54944-39-1
Palavras-chave: Temporalidades, Experiências, Comunicação
Cadastre seu e-mail e fique sabendo das novidades do Selo PPGCOM/UFMG