Tese

O GNT faz seu gênero?

Uma abordagem cultural da marca televisiva

Tess Chamusca

“O GNT faz seu gênero? Uma abordagem cultural da marca televisiva”, de Tess Chamusca, posiciona a televisão como uma dimensão comunicacional e cultural ativa da sociedade brasileira. O estudo discorre sobre a formação histórica do canal nacional de TV paga GNT a partir dos modos como sua “identidade de marca” se mostra entrelaçada a valores e tensões relacionados a questões de gênero. A experiência televisiva é tomada aqui efetivamente como uma forma cultural (e, portanto, de vida), pois responde pelos modos como experienciamos e disputamos o mundo. A partir do foco no programa “Saia Justa”, o livro se confirma como uma crucial contribuição para a área em seus diversos atravessamentos: cultural studies, análises televisivas, teorias feministas, estudos de marca.

Agradecimentos
Prefácio: Juliana Freire Gutmann
Apresentação
Capítulo 1: Abordagem cultural para o estudo de organizações televisivas
Capítulo 2: Canal televisivo como espaço de interação e transformação
Capítulo 3: Os gêneros que conformam e são conformados pelo GNT
Capítulo 4: Modos de endereçamento do GNT
Conclusão
Referências

Tess Chamusca é doutora em Comunicação e Cultura Contemporâneas, mestre em Cultura e Sociedade e graduada em Comunicação com habilitação em Jornalismo pela UFBA. É pesquisadora associada ao Centro de Pesquisa em Estudos Culturais e Transformações na Comunicação (TRACC) e ao grupo de pesquisa Cultura Audiovisual, Historicidades e Sensibilidades (CHAOS).

Título: O GNT faz seu gênero? Uma abordagem cultural da marca televisiva
Autora: Tess Chamusca
Editora: Fafich/Selo PPGCOM UFMG
Ano de publicação: 2023
Edição: 1ª
Páginas: 340
Formato: PDF
ISBN: 978-65-86963-79-3
Como citar (ABNT 2):
CHAMUSCA, Tess. O GNT faz seu gênero? Uma abordagem cultural da marca televisiva. Belo Horizonte: Fafich/Selo Editorial PPGCOM/UFMG, 2023, 340 p.

Cadastre seu e-mail!

Cadastre seu e-mail e fique sabendo das novidades do Selo PPGCOM/UFMG