Olhares Transversais

Sororidades e sonoridades

Femininos e(m) músicas

Nísio Teixeira
Graziela Mello Vianna
(Organizadores)

Compartilhe:

A proposta deste livro surge a partir de várias conexões produzidas pelo organizador e pela organizadora do volume, no âmbito da atuação nas experiências de ensino (da graduação a pós), pesquisa e extensão, num arco de conexões temporais e espaciais que partem sobretudo do período compreendido entre os anos de 2014 a 2018, alcançando sua formatação final em 2020. O ponto de partida de tais conexões foram as discussões do então grupo de pesquisa GrisSOM – hoje rebatizado como Escutas – em torno das sonoridades e canções. Tais discussões se bifurcaram em uma experiência, então mais pontual, de ensino e iniciação científica no projeto Jovens Talentos para a Ciência em 2014, mas também em disciplinas laboratoriais oferecidas a discentes da graduação em Comunicação Social na UFMG, que inclui o Laboratório de produção de textos – crítica musical, oferecido desde 2017. Parte dessa produção, por sua vez, era direcionada para o programa Conte uma Canção, da rádio UFMG Educativa (104,5 FM) que integra o projeto de extensão Aqui e Outrora, vinculado ao Escutas.

Graziela Mello Viana
Doutora em Comunicação pela Escola de Comunicações e Artes da USP, mestre em Comunicação Social pela Universidade Federal de Minas Gerais (2002) e graduada em Comunicação Social pela UFMG (1995). Foi bolsista da CAPES com estágio doutoral no Centre de Sociologie de L’Innovation em Paris (2007- -2008). É Professora Associada do Departamento de Comunicação Social da FAFICH/ UFMG, onde atua na graduação e na pós-graduação. Desenvolve pesquisas relaciona- das ao som, ao rádio, a paisagens urbanas e à canção. Integra o comitê gestor no Brasil do programa de cooperação internacional – ARCHIVES-MÉDIAS-IMAGES-SOCIÉ- TÉS [AMIS] – desenvolvido em colaboração entre grupos de pesquisa franceses e brasileiros; faz parte da equipe do projeto internacional de pesquisa intitulado Places Publiques, juntamente com pesquisadores do Brasil , da França e de Israel e da equipe internacional do projeto AMOPC da Escola de Comunicação Social do IPL-Lisboa, acerca da memória das profissões da comunicação em Portugal e no Brasil. Realizou pesquisa de pós doutoramento na França (Université de Lyon II) e em Portugal, onde foi investigadora visitante do Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa.Em 2020, foi laureada pela Fondation Maison Sciences de l’Homme (França) como diretora de pesquisa.

Nísio Teixeira
Professor do Departamento de Comunicação Social da Universidade Federal de Minas Gerais. É graduado em Comunicação Social, mestre e doutor em Ciência da Informação pela Universidade Federal de Minas Gerais, integrante do Grupo de Pesquisa em Sonoridades, Comunicação, Textualidades e Sociabilidade (Escutas – UFMG) e Mídia, Opinião Pública nas Relações Internacionais (Mopri- -UEPB/UFPB). Atualmente, leciona disciplinas e desenvolve pesquisas na área do rádio, da música e do jornalismo cultural.

Aline Rochedo Pachamama (Aline do Carmo Rochedo)
Originária/indígena do Puri da Mantiqueira. Historiadora, escritora e ilustradora. Doutora em História Cultural pela UFRRJ. Mestra em História Social pela UFF. Idealizadora da Pachamama Editora (editora formada por mulheres originárias/indígenas). Elabora e executa ações em prol da valorização e preservação de Línguas dos Povos Originários, bem como divulgação de suas Culturas a partir da História Oral. Desde 2018, participa do Projeto Arquivo Multimídia da Poesia dos países da CPLP, no âmbito da Cátedra UNESCO Educação, Diversidade Cultural e Cidadania, da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias- Lisboa Portugal, desenvolvendo atividades de investigação e recolha de documentos audiovisuais, impressos no Brasil, que tratam da temática indígena e da valorização da diversidade linguística e cultural dos povos Originários.

Amanda Lira
Mestranda em História, Política e Bens Culturais na Fundação Getúlio Vargas (FGV) e bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Graduada em Comunicação Social com ênfase em Relações Públicas e Jornalismo pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Realizou mobilidade acadêmica na Universidade Federal Fluminense (UFF) com bolsa Andifes em 2018 e foi documentarista da Brazil Conference na Harvard University e no MIT (EUA, 2019). Atua pro ssionalmente no setor de marketing educacional.

Aniele C. A. Madacki
Mestre em Filosofia pelo Instituto de Estudos Brasileiros (IEB) da Universidade de São Paulo (USP) e graduada em Jornalismo pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Atualmente trabalha no portal Voz Ativa – Jornalismo antifascista e antirrascista. Realiza pesquisas sobre música, gênero e jornalismo alternativo.

Bárbara de Castro Monteiro
Baixista, compositora, aspirante a sanfoneira, também é mestra pelo Programa de Pós graduação em Comunicação Social na Universidade Federal de Minas Gerais, pela linha Processos Comunicativos e Práticas Sociais. Graduada em Comunicação Social, com ênfase em Publicidade também pela UFMG (2014).

Barbara Lima
Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social da Universidade Federal de Minas Gerais (PPGCOM-UFMG) e bacharel em Comunicação Social – Publicidade e Propaganda pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas). Integrante do Grupo de Pesquisa em Imagem e Sociabilidade (GRIS) e do Laboratório de Análise de Acontecimentos (GRIS Lab). Bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

Bárbara Regina Altivo
Doutora em Comunicação Social (PPGCOM – UFMG), com mestrado em Antropologia Social (PPGAN-UFMG) e graduação em Jornalismo pela mesma instituição. É membra co-fundadora do CORISCO – Coletivo de Estudos, Pesquisas Etnográ cas e Ação Comunicacional em Contextos de Risco, que integra o departamento de Comunicação Social da UFMG. Atua no campo da responsabilidade social empresarial, coordenando projetos de educação e cultura em Paracatu (MG). Seus temas de interesse são: comunicação, comunidades tradicionais indígenas e quilombolas, educação, antropologia das religiões afro-brasileiras, femi- nismos, infância e decolonialidade.

Damiany Coelho
Mestre em Comunicação Social pela PUC Minas (Interações Midiatizadas), integra grupo de pesquisa sobre Mídia e Memória na mesma instituição, produzindo artigos voltados para a memória nos produtos culturais. Graduada em Letras/Bacharelado em Literatura em Língua Portuguesa pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e em Jornalismo pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC MINAS).

Isabela Amorim Santiago
Graduada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo e em Relações Públicas pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Tem experiência com Assessoria de Comunicação e Jornalismo Digital. É pesquisadora de temáticas relativas a gênero, interseccionalidade, música e estética.

Isabela Senra
Mestre em Comunicação Social pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Possui graduação em Jornalismo pelo Centro Universitário de Belo Horizonte e especialização em Jornalismo e Crítica Cultural pela Universidade Federal de Pernambuco. Atua pro ssio- nalmente como analista de comunicação na Assembleia Legislativa de Pernambuco.

Laura Guimarães Corrêa
Professora Doutora do Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social da UFMG, com vínculo à linha Processos Comunicativos e Práticas Sociais. Integra a diretoria do Centro Internacional de Semiótica e Comunicação (CISECO) e é líder do Grupo de Pesquisa em Comunicação, Raça e Gênero (Coragem). Realizou pesquisa de pós- -doutorado (Urban writings over the o cial discourse: tension, appropriation and resistance) na London School of Economics and Political Science (LSE), Reino Unido, com bolsa Capes (2015-2016). Patrona da associação Black British Academics desde 2020.

Lucianna Furtado
Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social da Universidade Federal de Minas Gerais (PPGCOM-UFMG) e mestre pela mesma instituição. Bacharel em Comunicação Social – Publicidade pela UFMG. Integrante do Grupo de Pesquisa em Comunicação, Raça e Gênero (Coragem) e do Grupo de Pesquisa e Estudos em Sonoridades, Comunicação, Textualidades e Sociabilidade (Escutas). Bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

Luíza Lisboa Malaquias
Graduanda em Jornalismo com Formação Complementar em Processos Criativos e Artísticos pela UFMG e integrante do Grupo de Pesquisa em Sonoridades, Comunicação, Textualidades e Sociabilidade (Escutas). Tem interesse nas áreas de Estudos Culturais, Estudos de Gênero, poéticas da imagem, fotografia, performance e canção.

Nataly Santos
Graduanda em Relações Públicas com Formação Complementar em Arte e Cultura pela Universidade Federal de Minas Gerais e participante do Grupo de Pesquisa em Sonoridades, Comunicação, Textualidades e Sociabilidade (Escutas). Desenvolve um projeto transmídia focado em mulheres na música e tem interesse por temáticas relacionadas à música, gênero, performance e artes visuais.

Tamires Ferreira Coêlho
Professora do Departamento de Comunicação Social e do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Líder do Grupo CICLO (Grupo de Pesquisa em Comunicação, Política e Cidadania). Integrante do Grupo PROCESSOCOM (Processos Comunicacionais: epistemologia, midiatização, mediações e recepção) e da Rede AMLAT (Rede Temática de Cooperação, Comunicação, Cidadania Educação e Integração da América Latina). Coordenadora do Observatório de Comunicação e Desigualdades de Gênero (Pauta Gênero).

Tayrine Vaz Silva
Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social da Universidade Federal de Minas Gerais. Graduada em Jornalismo pela mesma universidade. É pesquisadora de temáticas relacionadas à gênero, ao conservadorismo e à democracia. Atua profissionalmente como Analista de Comunicação Interna.

Título: Sororidades e sonoridades: femininos e(m) músicas

Organizadores: Nísio Teixeira, Graziela Mello Vianna

Editora: Fafich/Selo PPGCOM/UFMG

Ano de publicação: 2021

Edição:

Páginas: 298

Formato: PDF

ISBN: 978-65-86963-31-1

Apresentação: Pontos de partida, pontos de encontro
Nísio Teixeira e Graziela Mello Vianna

Prefácio
Luíza Lisboa e Nataly Santos

Capítulo 1
As mulheres e o meio artístico musical dos anos 1950
Bárbara de Castro Monteiro

Capítulo 2
Zuela de Pombagira: caminho, enredo e domínio de mulher
Bárbara Regina Altivo

Capítulo 3
Entre a tradição e a transgressão: análise de performances de Inezita Barroso e As Galvão no programa Viola, Minha Viola
Damiany Coelho

Capítulo 4
Identidade nacional e malandragem: as malandras no cancioneiro dos anos 1970 a 90
Aniele Avila Madacki

Capítulo 5
Pensamento feminista brasileiro: insinuações feministas nas performances de Elza Soares
Barbara Lima

Capítulo 6
Elas por Elas: o ‘ser mulher’ na escrita musical de Maysa, Rita Lee e Vanessa da Mata
Isabela Amorim Santiago e Tamires Ferreira Coêlho

Capítulo 7
Canarêmùndê – Do rock ao rap: o protagonismo das mulheres originárias na música
Aline Rochedo Pachamama (Churiah Puri)

Capítulo 8
Uma história de ‘Ginga’: Marisa Rezende e a mulher na composição da música erudita
Amanda Lira

Capítulo 9
Sertanejo, lugar de mulher: gênero e identidade em duas canções de Paula Fernandes
Isabela Senra

Capítulo 10
Feminejo: música sertaneja como palco de expressão política do movimento feminista
Tayrine Vaz

Capítulo 11
A escrita coletiva e ancestral na música de Luedji Luna 
Tamires Ferreira Coêlho

Capítulo 12
As lives de Teresa Cristina e a sociabilidade musical em tempos de con namento
Laura Guimarães Corrêa e Lucianna Furtado

Sobre as autoras

Cadastre seu e-mail!

Cadastre seu e-mail e fique sabendo das novidades do Selo PPGCOM/UFMG

Stream TV ProNews - Stream TV ProWorld - Stream TV ProSports - Stream TV ProEntertainment - Stream TV ProGames - Stream TV ProReal Free Instagram FollowersPayPal Gift Card GeneratorFree Paypal Gift Cards GeneratorFree Discord Nitro CodesFree Fire DiamondFree Fire Diamonds GeneratorClash of Clans GeneratorRoblox free RobuxFree RobuxPUBG Mobile Generator Free Robux8 Ball PoolThe 24 News94th Academy AwardsOscar awards 2022Oscar awardsBrawl Stars GeneratorApple Gift CardFree V Bucks Free V Bucks GeneratorV Bucks GeneratorFree V Bucks Generator 2022Free V Bucks 2022