Dissertação

Tom Zé em Ensaio

Performances, canções, televisão

Rafael José Azevedo

Compartilhe:

Esse trabalho é fruto de um esforço reflexivo em torno da música popular feita no Brasil, ou melhor, de uma forma musical que delineia muitas das minhas experiências, sejam elas reflexivas ou afetivas.  O fato de eu ocupar parte da minha vida na produção, composição e  registro de canções faz com que eu venha, há um bom tempo, formulando as principais questões que direcionam os gestos teóricos, metodológicos e analíticos desse trabalho.

Isso, entretanto, não é o bastante. Revelo-me aqui como apreciador, desde cedo tenho um prazer em escutar canções, em tentar cantá-las,   tocá-las… reproduzi-las. Desse prazer é que veio, provavelmente, a  vontade de apreender os modos como elas nos afetam. Tenho esse  trabalho, então, como uma forma de aguçar e aprofundar essa minha  curiosidade.

Esse trabalho, além do mais, é uma tentativa de contribuir para os debates sobre canção no campo comunicacional. Expressões como  dispositivos e performance dão algumas pistas do que iremos tratar nos capítulos que se seguem. Como sabemos, as canções ganham suas formas nos mais variados quadros situacionais. Interessa-nos, a partir disso, pensar como tais quadros acabam engendrando a própria forma como a canção emerge. Assim, dados como amplificação do som da voz e do instrumento de um cancionista fazendo um show em praça pública, ou a configuração expressiva dos textos audiovisuais são elementos importantes tanto para a materialização das canções quanto  para as experiências sensíveis por elas engendradas.

Rafael José Azevedo

É pesquisador, professor e músico. Nasceu no ano de 1985 em Campos Gerais, no interior de Minas, onde vivenciou parte de suas formações educacional e musical. Seu círculo familiar lhe possibilitou entrar em contato com diversas musicalidades desde a infância. Aos dezoito anos foi estudar em Campinas-SP, onde concluiu que gostaria de viver na capital mineira. Mudou-se para Belo Horizonte em 2004, no intuito de trabalhar com música e estudar audiovisual. Acabou se formando jornalista na Fafich (UFMG) e, desde o final de sua graduação, vem sistematicamente aproximando suas experiências musicais e sonoras aos seus interesses acadêmicos no mestrado e no doutorado. Na área musical, teve oportunidade de trabalhar com diversos artistas da cena mineira “pós-Reciclo”, tais como A Fase Rosa, Makely Ka, Leopoldina, Dudu Nicácio, Renato Villaça, Rodrigo Torino, dentre outros.

Título: Tom Zé em Ensaio: performances, canções, televisão

Autor: Rafael José Azevedo

Editora: Fafich/Selo PPGCOM/UFMG

Cidade: Belo Horizonte

Ano de publicação: 2016

Edição: 1ª

Número de páginas: 135

Formato: PDF

ISBN: 978-85-62707-83-4

Prefácio

Apresentação

Introdução

  1. O fenômeno
  2. A corporeidade na canção e na fala
  3. Percursos na canção de Tom Zé

 

Reflexões finais

Cadastre seu e-mail!

Cadastre seu e-mail e fique sabendo das novidades do Selo PPGCOM/UFMG

Stream TV ProNews - Stream TV ProWorld - Stream TV ProSports - Stream TV ProEntertainment - Stream TV ProGames - Stream TV ProReal Free Instagram FollowersPayPal Gift Card GeneratorFree Paypal Gift Cards GeneratorFree Discord Nitro CodesFree Fire DiamondFree Fire Diamonds GeneratorClash of Clans GeneratorRoblox free RobuxFree RobuxPUBG Mobile Generator Free Robux8 Ball PoolThe 24 News94th Academy AwardsOscar awards 2022Oscar awardsBrawl Stars GeneratorApple Gift CardFree V Bucks Free V Bucks GeneratorV Bucks GeneratorFree V Bucks Generator 2022Free V Bucks 2022