Descrição
O livro assume a tarefa fundamental de organizar o panorama do estudo de fãs na Comunicação, mapeando pesquisas, referências e tendências de um campo que se dispersa entre diversas disciplinas. A proposta é quase arqueológica: resgatar, sistematizar e dar forma a um quadro mais claro sobre o desenvolvimento dos Estudos de Fãs no Brasil. Os capítulos estruturam esse mapeamento a partir de um levantamento cuidadoso das publicações e das principais temáticas já exploradas bem como das tendências na área, oferecendo uma visão abrangente do que foi construído até aqui. Esse panorama é essencial para que novas pesquisas consigam, também, contribuir para o fortalecimento do campo. O livro faz, assim, uma incursão necessária na reconstrução dos Estudos de Fãs no Brasil.
Adriana Amaral é professora da graduação em Estudos de Mídia e do PPGCOM UFF, além de pesquisadora do CNPq (nível B). Doutora em Comunicação Social pela PUCRS, com estágios na Boston College (EUA) e na University of Surrey (Reino Unido). Líder do CULTPOP, editora da série Popular Culture and World Politics (Routledge), coordenadora da Conferência AoIR 2025 no Brasil e cofundadora da Fan Studies Network Latin America.
Aianne Amado é professora substituta em Audiovisual e Cinema na UFS, doutora em Ciências da Comunicação
pela USP, mestre pela UFS, bacharel em Imagem e Som pela UFSCar e graduanda em Jornalismo. Integra os
grupos Obscom/Cepos, GENI e JDL. Pesquisa Economia Política da Comunicação, Cultura Pop e Estudos de Fãs.
É crítica de cinema no portal Oxente, Pipoca? e criadora do podcast científico Meu Cachorro se Chama Oscar.
Eloy Vieira é professor visitante e pós-doutorando no PPGCOM/UFS, integrante do Cultpop. Doutor em Ciências da Comunicação pela Unisinos, com estágio na Universidade Autônoma de Barcelona, mestre pela UFS e graduado em Jornalismo pela mesma instituição. Atuou como professor convidado na USP, Unisinos e IBPAD. Tem experiência em pesquisa e conteúdo para mídias sociais, incluindo estudos de audiência e de fãs.
Prefácio
Raquel Recuero
Introdução
De fãs a acadêmicos, “tudo junto e misturado”
Adriana Amaral, Aianne Amado e Eloy Vieira
Capítulo 1
Quem sou eu: fã ou acadêmico? A centralidade do debate metodológico em torno do conceito de aca-fã
Eloy Santos Vieira e Sarah Moralejo da Costa
Capítulo 2
A(s) trajetória(s) dos Estudos de Fãs no Brasil
Giovana Santana Carlos e Aianne Amado
Capítulo 3
A consolidação dos Estudos de Fãs no Brasil e as temáticas recorrentes
Clarice Greco e Adriana Amaral
Capítulo 4
Tendências contemporâneas para pesquisas sobre Culturas de Fãs
Thiago Soares e Simone Pereira de Sá
Apontamentos finais
The show must go on
Aianne Amado, Adriana Amaral e Eloy Vieira
Outras Fontes de Referências
Notas
Fãs, acadêmicos(as) e autores(as)
Título: Por que estudar fãs na Comunicação?
Organização: Eloy Santos Vieira, Aianne Amado e Adriana da Rosa Amaral
Editora: Fafich/ Selo PPGCOM UFMG
Ano de publicação: 2025
Edição: 1ª
Páginas: 168
Formato: PDF
ISBN: 978-65-85915-33-5
DOI: https://doi.org/10.64275/25EVAAAA
Como citar (ABNT 2):
Vieira, Eloy Santos; Amado, Aianne; Amaral, Adriana da Rosa. Por que estudar fãs na Comunicação? [livro eletrônico]. Belo Horizonte, MG: Fafich/Selo PPGCOM/UFMG, 2025, 168 p.